ARQUIVO Fórmula 1 (2009)

Fórmula 1: Hamilton vence e Button reforça liderança

O piloto britânico da Mclaren-Mercedes terminou o Grande Prémio de Singapura no primeiro lugar. Button foi quinto e reforçou a liderança no Mundial de pilotos.

O piloto britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), campeão mundial em título, soube hoje, no difícil circuito de Marina Bay, proteger a sua "pole" e terminar o Grande Prémio de Singapura de Fórmula 1 em primeiro lugar.

Hamilton terminou com uma vantagem de 9,6 segundos em relação ao alemão Timo Glock, piloto que igualou o melhor resultado de sempre da Toyota, enquanto o espanhol Fernando Alonso (Renault) subiu pela primeira vez ao pódio na temporada em curso.

A corrida, 14ª das 17 que completam o Mundial, permitiu ainda ao britânico Jenson Button reforçar a liderança do campeonato, agora com mais 15 pontos do que o seu colega de equipa na Brawn-Mercedes, o brasileiro Rubens Barrichello.

Button, que partiu do 12.º lugar da grelha de partida, terminou no quinto posto, atrás de Sebastian Vettel (Red Bull), quarto, depois de ter sido penalizado por excesso de velocidade na zona das "boxes", enquanto Barrichello foi sexto.

"Foi uma recuperação para nós, ontem (sábado) o cenário parecia muito mau (depois da sessão de qualificação)", referiu Ross Brawn, o director da Brawn, equipa que lidera o Mundial de construtores (153 pontos), à frente da Red Bull (110,5).

A equipa da Red Bull foi também "castigada" com a saída de Mark Webber da corrida, à 45ª volta, depois de uma falha nos travões provocar o despiste do piloto australiano, deixando a equipa em situação difícil.

Para Hamilton foi a sua segunda vitória na época, depois de ter vencido a 26 de Julho o Grande Prémio da Hungria.

Já Fernando Alonso, terceiro, estreou-se no pódio esta temporada e as recentes polémicas em torno da equipa da Renault - no escândalo entre Nelson Piquet Júnior e Flávio Briattore - mereceram comentários do espanhol.

"A equipa fez um trabalho fantástico, depois de uma semana dura para todos, mecânicos, engenheiros... penso que este resultado é merecido e quero dedicá-lo ao Flávio (Briattore), que está em casa a ver e faz parte deste êxito", disse.

Quando faltam três provas para o final - Japão (04 de Outubro), Brasil (18 de Outubro) e Abu Dhabi (01 de Novembro) -, o Mundial é liderado por Jenson Button (84 pontos), seguido de Rubens Barrichello (69), Sebastian Vettel (59) e Mark Webber (51,5).

No Mundial de Construtores, a liderança "imita" os resultados dos pilotos da frente, com o primeiro lugar para a Brawn-Mercedes (153 pontos). Em segundo encontra-se a Red Bull (110,5) e em terceiro a Ferrari (62).