Maria Kirilenko venceu a final feminina do Estoril Open 2008. A russa, segunda cabeça-de-série do torneio, derrotou Iveta Benesova, em apenas dois "sets", com os parciais de 6-4 e 6-2, juntando a vitória na variante de singulares ao título de pares, que ontem tinha conquistado, fazendo dupla com Flavia Pennetta.
A russa tornou-se, assim, a primeira tenista a conseguir vencer o Estoril Open em pares e singulares no mesmo ano. A final teve a duração de 1h24, tendo sido interrompida durante cerca de meia hora, devido a uma forte chuvada que se abateu sobre o complexo do Jamor.
No final do encontro, Maria Kirilenko mostrou-se muito satisfeita pela dupla vitória conseguida, mas admitiu que a paragem provocada pela chuva a beneficiou. "Tive um jogo muito difícil na primeira ronda, e a partir daí acreditei que podia ganhar o torneio. Ontem fiz uma distensão muscular, e durante o jogo estava a doer muito, A pausa acabou por ser boa, porque o fisioterapeuta pôde tratar melhor a minha perna. Os dois troféus são muito bonitos, mas também muito pesados. Mas vou ter que arranjar espaço para eles na mala", disse.
Por outro lado, Benesova mostrou-se muito desiludida, embora tenha reconhecido a superioridade de Kirilenko. "Estou triste. Não esperava estar assim. O tempo prejudicou-me o jogo. Mas foi igual para as duas, e a Maria esteve melhor do que eu."