ARQUIVO Mês do ambiente do Expresso 2013

O Planeta Terra está nas nossas mãos

Evento no Museu da Eletricidade, em Lisboa, marca o arranque do sétimo Mês do Ambiente, uma iniciativa conjunta entre Expresso e EDP.

Foi ao sabor do entusiasmo dos mais pequenos que se deu o pontapé de saída da sétima edição do Mês do Ambiente. O evento decorreu esta manhã no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e contou com a presença de 16 equipas  que tiveram na aprendizagem e criatividade as palavras-chave.

A iniciativa, organizada pelo Expresso e EDP, vai ter presença de destaque ao longo de novembro nas páginas do jornal  e tem como objetivo elucidar os leitores do jornal para as questões que marcam um dos temas mais prementes da atualidade.  A construção de primeiras-páginas do Expresso relacionadas com o ambiente foi o principal destaque do evento de arranque, que procurou elucidar os presentes para a importância das questões ambientais. 

"O Ambiente é uma das causas mais relevantes para o Expresso. E é de todo o ano, não só deste mês", realça o Diretor Adjunto do jornal, Miguel Cadete. "Fomos pioneiros neste tipo de iniciativas para chamar a atenção e, uma vez que se trata também de um problema de futuro, não o podemos centrar só nos leitores tradicionais do Expresso. Há que elucidar os mais novos", defende.

Inês Folque, uma das figuras do canal SIC K, foi a mestre-de-cerimónias da sessão, que começou com uma aula informal dirigida às crianças e dada pelos sempre animados Professor Faísca e Professor Energia, que deixaram no ar uma máxima-chave: O Planeta Terra está nas nossas mãos. 

Após as ideias básicas e dicas úteis para preservar e ajudar o ambiente, seguiu-se a tarefa principal que requeria todos esses conceitos para chamar a atenção do júri de três elementos com a complicada tarefa de escolher a melhor capa e constituído por representantes do Expresso, da EDP e da zeroAoito.

Parte do ADN

Os trabalhos, executados exclusivamente com recurso a matérias recicláveis, surpreenderam pela sua qualidade e imaginação levando mesmo Barbra Avelar Duarte, da Direção de Comunicação da EDP, a afirmar que estavam perante algumas "obras-primas", revelando ainda estar "surpreendida com a dedicação dos pais". Empenho que a deixa satisfeita, dado que "para uma empresa cuja atenção para com a sustentabilidade é parte do seu ADN", faz todo o sentido continuar a apostar  neste tipo de atividades.

Apesar da qualidade de todas as primeiras páginas, a vitória tinha que caber a alguém, e a distinção (que inclua uma iPad mini) coube à equipa composta por Fernando Pizarro e pelos filhos Francisco e Filipe Pizarro, de 10 e 12 anos, respetivamente. Realçando que "o importante era participar", o pai afirmou que "estas ações não podem ser esporádicas" e que "há 15 anos era impensável haver notar tanta sensibilização nos mais novos. 

Já os filhos não esconderam o seu contentamento (e surpresa) com o primeiro lugar e revelaram, entre outras coisas, ter aprendido a diferença entre "energias renováveis e não renováveis". Um pequeno exemplo que ilustra como o entusiasmo foi aliado da aprendizagem, neste arranque do Mês do Ambiente.