Exclusivo

Cinema

Denise Fernandes premiada em Locarno por “Hanami”, a sua longa-metragem de estreia

A realizadora portuguesa venceu esta tarde o prémio de Melhor Cineasta Emergente no festival suíço após competir na secção Cineastas do Presente. O Leopardo de Ouro foi para “Toxic”, da lituana Saulė Bliuvaitė. Já a atriz sul-coreana Kim Minhee somou mais um prémio à lista pela interpretação em “By the Stream”, de Hong Sangsoo

JEAN-CHRISTOPHE BOTT

A lisboeta Denise Fernandes, de 34 anos, conquistou este sábado o prémio de Melhor Cineasta Emergente na 77ª edição do Festival de Locarno, cidade em que a realizadora cresceu e foi educada. Os seus pais são cabo-verdianos e viveram em Portugal antes de emigrarem para a Suíça.

“Hanami”, o filme com que mereceu este prémio, foi rodado na ilha do Fogo, em Cabo Verde, maioritariamente com atores locais e não profissionais, seguindo a história de uma menina que passa a vida à espera que a mãe regresse ao país. Exibido em Locarno na competição paralela Cineastas do Presente, "Hanami" foi ainda distinguido com uma menção especial pelo júri que avaliou as primeiras obras desta edição. São prémios importantes e que fazem justiça à maturidade que a obra apresentou.