Manuel Ferreira da Silva é o novo presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves. A eleição aconteceu esta segunda-feira, por unanimidade, e encerra o período de transição aberto pela renúncia de Isabel Pires de Lima, no final de agosto.
“Manuel Ferreira da Silva serviu Serralves como administrador e vice-presidente, tendo um conhecimento profundo da instituição e uma carreira reconhecida nas áreas da cultura e da gestão”, sublinha a fundação em comunicado.
Na mesma reunião, foi também comunicada e aceite a renúncia da administradora Carmo Oliveira. A saída deixa em aberto um lugar no conselho, que será preenchido em momento oportuno.
Fernando Guedes, que assumiu interinamente a presidência, continuará a desempenhar funções como vice-presidente, papel pelo qual Serralves lhe agradece o contributo durante o processo de transição.
A nomeação de Manuel Ferreira da Silva ocorre após uma saída marcada por polémica. Isabel Pires de Lima abandonou a presidência invocando falta de “condições de confiança e solidariedade institucional” para o exercício pleno do cargo.
Na altura, a ex-dirigente sublinhou que um espaço de produção artística como Serralves “tem de incomodar, desestabilizar, interrogar – ou então será apenas um lugar de pessoas demasiado contentes consigo próprias”.