Cultura

Quem foi realmente Estácio de Sá? Livro sobre um “herói desconhecido” é lançado em Santarém na sexta-feira

Profundamente desconhecido da maioria dos habitantes de Portugal e do Brasil, Estácio de Sá, o militar português que fundou a cidade do Rio de Janeiro, foi um dos ‘arquitetos’ do luso-brasileirismo, contribuindo para a unificação dos mais de mil dialetos indígenas que estão na origem do português falado pelos 190 milhões de brasileiros. Um livro de Orlando Raimundo lança luz sobre este “herói desconhecido”

Estácio de Sá
D.R.

Nascido em Santarém em 1520 e falecido em São Sebastião do Rio de Janeiro, no Brasil, 47 anos depois, Estácio de Sá foi um militar português, fundador da cidade do Rio de Janeiro e primeiro governador-geral da capitania da cidade. A sua história merece agora tratamento biográfico em “Estácio de Sá: O Herói Desconhecido”, de Orlando Raimundo, um lançamento da Rosmaninho que será apresentado na Casa do Brasil, em Santarém, esta sexta-feira (12 de abril), às 16h.

“Raros são os portugueses que sabem quem foi Estácio de Sá; e menos ainda os que associam o nome deste fidalgo da Corte de D. João III à fundação da cidade do Rio de Janeiro. Acontece que mesmo no Brasil, onde o seu nome ecoa por todo o lado, da favela à universidade, da escola de samba à torcida de futebol, esse desconhecimento é gigantesco. (…) Estácio de Sá foi um dos arquitectos do luso-brasileirismo, ao contribuir com a sua ação para a unificação dos mais de mil dialetos indígenas que estão na origem do português com sotaque hoje falado pelos 190 milhões de brasileiros”, pode ler-se no texto de apresentação do livro.

O lançamento da obra terá a participação do Reitor da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, Flávio Murilo, os escritores André Seffrin, Alexei Bueno e Ana Miranda, bem como os professores universitários Arnaldo Saraiva, Francisco Topa, Fátima Marinho e Vania Pinheiro Chaves.