Nascido em Santarém em 1520 e falecido em São Sebastião do Rio de Janeiro, no Brasil, 47 anos depois, Estácio de Sá foi um militar português, fundador da cidade do Rio de Janeiro e primeiro governador-geral da capitania da cidade. A sua história merece agora tratamento biográfico em “Estácio de Sá: O Herói Desconhecido”, de Orlando Raimundo, um lançamento da Rosmaninho que será apresentado na Casa do Brasil, em Santarém, esta sexta-feira (12 de abril), às 16h.
“Raros são os portugueses que sabem quem foi Estácio de Sá; e menos ainda os que associam o nome deste fidalgo da Corte de D. João III à fundação da cidade do Rio de Janeiro. Acontece que mesmo no Brasil, onde o seu nome ecoa por todo o lado, da favela à universidade, da escola de samba à torcida de futebol, esse desconhecimento é gigantesco. (…) Estácio de Sá foi um dos arquitectos do luso-brasileirismo, ao contribuir com a sua ação para a unificação dos mais de mil dialetos indígenas que estão na origem do português com sotaque hoje falado pelos 190 milhões de brasileiros”, pode ler-se no texto de apresentação do livro.
O lançamento da obra terá a participação do Reitor da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, Flávio Murilo, os escritores André Seffrin, Alexei Bueno e Ana Miranda, bem como os professores universitários Arnaldo Saraiva, Francisco Topa, Fátima Marinho e Vania Pinheiro Chaves.