Todos os anos os melhores projetos na área do fotojornalismo são premiados pela World Press Photo Foundation, que organiza a entrega dos prémios com o mesmo nome. Segundo a página oficial da fundação, foram enviadas mais de 60 mil candidaturas de quase quatro mil fotojornalistas provenientes de 130 países.
Da lista de finalistas fazem parte 24 projetos e outros seis receberam menções honrosas. “Desde conflitos devastadores e revoltas políticas até à crise climática e à passagem segura dos migrantes, as obras premiadas documentam algumas das questões mais prementes que o mundo enfrenta hoje”, lê-se em comunicado.
O reconhecimento destes trabalhos tem como objetivo alertar para a importância da liberdade de imprensa, numa altura em que as guerras que assombram a Europa e o Médio Oriente, têm dividido o mundo entre “aliados” e “opositores”.
Na fotogaleria abaixo é possível ler todas as histórias por detrás das fotografias candidatas a vencer os prémios do World Press Photo, no próximo dia 18 de abril.
ÁFRICA
ÁSIA
EUROPA
AMÉRICA DO NORTE E AMÉRICA CENTRAL
AMÉRICA DO SUL
SUDOESTE ASIÁTICO E OCEÂNIA
Artigo de Mariana Jerónimo, editado por João Miguel Salvador.