Cultura

Nova vida para a antiga fábrica de Montargila

No antigo edifício industrial de Algés, classificado como património do concelho de Oeiras, vai surgir um novo espaço. Chama-se Le Art Clinic e tem apresentação marcada para o próximo domingo

Joana Vasconcelos, Bordalo II, Vhils e Manuel Cargaleiro, são alguns dos artistas que em breve irão ocupar a antiga Fábrica de cerâmica de Montargila, num projeto que pretende reunir arte e ciência, promovendo simultaneamente o encontro entre a população local.

Foi esta a ideia, que agora se concretiza com o nome de “le Art Clinic”, que moveu Ricardo Silva Marques, dentista responsável da Clínica de Estética Dentária Ricardo Silva Marques, a adquirir um dos emblemáticos edifícios de arquitetura industrial nacional, situado em Algés e classificado como património do Concelho de Oeiras.

Assim, a antiga fábrica desativada desde a década de sessenta do século XX voltará a ganhar uma nova função, agora como “pequeno centro de artes dentro de um espaço privado, mas aberto ao público para servir como lugar de encontro entre a população local, de forma a poder devolver-lhe a memória do edifício”, contou o novo proprietário.

A memória foi, precisamente, o detonador que fez com que Ricardo Silva Marques adquirisse o edifício que se encontrava praticamente em ruínas, num leilão promovido pela Caixa Geral de Depósitos.

Presente e memória

Fundada em 1897 por José Joaquim Almeida Junça, destinada à produção tijolo de burro, azulejo e artigos decorativos de cerâmica, foi aqui que morou o avó do dentista - tal como outros tantos trabalhadores da Cerâmica Montargil - quando veio da Beira Baixa para Lisboa á procura de melhores condições de vida e entrou na fábrica para trabalhar para os fornos que se acendiam durante a noite.

Foi a partir da memória daquele tempo e daquele lugar, transportada e perpetuada nas histórias contadas entre a família, que se ativou em Ricardo Silva Marques o desejo de novamente dar vida à fábrica. Foi também em memória do que se produzia como marca da fábrica que resolveu privilegiar o azulejo enquanto o elemento artístico central que irá ocupar o novo espaço.

Assim, um painel de grandes dimensões produzido por Joana Vasconcelos e que irá cobrir a fachada exterior do edifício, será destapado no próximo domingo pelas 15.30, numa cerimónia onde se apresenta pela primeira vez o edifício totalmente recuperado e terminará com um concerto de Tony Carreira. O le Art Clinic, que pretende ser também um lugar onde irão decorrer performances, concertos e outros eventos, abrirá portas em janeiro de 2024.