Exclusivo

Cultura

“A História de Portugal está mal contada”, diz José Gomes Ferreira. E escreveu um livro a explicar porquê

O jornalista, que foi, em 1992, um dos fundadores da SIC, de que é, atualmente, diretor adjunto, surge com nova obra, desta vez com histórias e factos pouco conhecidos da História, que pouco têm a ver com a Economia atual. Do dizer do autor, a obra, intitulada "Factos Escondidos da História de Portugal", não é sobre História", mas sim um livro com a sua "interpretação política sobre a maneira como nos é contada a História de Portugal e o que tem de ser mudado". É uma "provocação assumida aos historiadores oficiais, no sentido positivo", diz

TIAGO MIRANDA

O também apresentador do programa "Negócios da Semana", da Sic Notícias, licenciado em Comunicação Social, volta a surpreender, agora aos 56 anos vestindo a pele de um quase detetive-historiador que revela novas provas sobre episódios cruciais da História de Portugal, com a qual espera que os portugueses se reconciliem, após leitura deste seu novo livro, capaz de gerar controvérsia.

Foram dois anos e meio de muito estudo, pesquisa e trabalho intenso, roubado ao escasso tempo livre, para que José Gomes Ferreira, ao longo de centenas de páginas que se leem num ápice, pudesse dar forma a um sonho antigo, uma paixão que mantinha há mais de dez anos, e agora materializou.

Na gaveta ficam, por enquanto, guardados mais documentos relevantes e "polémicos" que deixam adivinhar um próximo volume.