Chama-se Opto SIC, é lançada em novembro e promete “revolucionar o panorama dos media em Portugal com uma nova forma de aceder aos melhores conteúdos audiovisuais”. A mais recente aposta do grupo Impresa, apresentada pelo CEO Francisco Pedro Balsemão esta terça-feira, junta o melhor da informação a conteúdos de entretenimento exclusivos. O anúncio foi feito no dia que marca o 28.º aniversário da estação.
“A SIC nasceu líder. Líder na independência. Líder no inconformismo. Líder na inspiração. O futuro da SIC passa por fazer sempre mais e melhor. E hoje damos mais um passo nesse caminho, através do lançamento de uma nova plataforma que revolucionará o panorama dos media em Portugal e, mais importante, constituirá uma nova forma do nosso público poder aceder aos melhores conteúdos audiovisuais portugueses”, afirmou Francisco Pedro Balsemão.
FUNCIONALIDADES EXCLUSIVAS
O mais recente serviço de streaming a anunciar operação no mercado português junta-se a gigantes internacionais como a Netflix e a HBO mas com uma missão diferente: quer diferenciar-se pela produção nacional, oferecendo funcionalidades exclusivas para os telespectadores da SIC. Estará disponível em duas versões: uma gratuita e uma premium.
Se a subscrição base conta com um catálogo de centenas de séries, documentários, novelas, sketches e outros formatos, sempre com a chancela de qualidade SIC, a premium acrescenta-lhe conteúdos exclusivos e a possibilidade de ver, 24h antes da sua emissão, episódios de novelas que passam na antena na SIC, ‘catchup’ de 30 dias SIC generalista e dois noticiários diários com a possibilidade de escolher entre a duração de 10, 15 ou 20 minutos.
CONTEÚDOS INÉDITOS
“Esperança”, uma nova série cómica de César Mourão é uma das principais aposta no lançamento, que contará com duas séries dramáticas inéditas no catálogo. O drama histórico baseado em factos verídicos “A Generala” — com Soraia Chaves, Margarida Marinho, Vitória Guerra e Carolina Carvalho — foi um dos conteúdos em destaque, mas não é a única grande aposta de ficção. Sobre a noite lisboeta chega-nos “O Clube”, com Sara Matos, Filipa Areosa, Margarida Vila Nova e José Raposo.
Estão também garantidos formatos originais com a assinatura de Bruno Nogueira, Ricardo Araújo Pereira e Ljubomir Stanisic, que se juntaram à SIC para a criação de novos programas pensados para o streaming. Os títulos serão anunciados em breve.
Do lado da informação, um lado menos explorado nos serviços de streaming internacionais, estão já preparadas várias estreias. Entre elas estão, segundo Francisco Pedro Balsemão, "um documentário marcante de Sofia Pinto Coelho" e conteúdos informativos apresentados por Clara de Sousa. A série documental “Mundo à Vista” também ganhará novos episódios.
DISPONÍVEL EM TODO O MUNDO E COM DESCONTOS
A OPTO SIC será uma plataforma com presença em todo o mundo, com um
plano específico para quem subscrever a partir do estrangeiro. “A experiência de utilização e de navegação será ao nível das de plataformas internacionais que já existem no nosso país. Mas ao contrário desses serviços de streaming, ao optar-se pela SIC, opta-se por Portugal e pela portugalidade. OPTO SIC porque apenas nesta plataforma se poderão encontrar os melhores conteúdos portugueses”, acrescenta o CEO da IMPRESA.
Tudo isto, em exclusivo, apenas disponível em OPTO SIC, que será lançado em novembro, sendo possível fazer uma pré-inscrição a partir de quarta-feira, em www.opto.sic.pt .O preço do serviço premium é 3,99 euros/mês ou 39,99/ano. Quem subscrever até à data do lançamento pagará apenas 29,99 euros/ano.
Segundo o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, cerca de 800 mil portugueses subscreveram serviços de streaming entre fevereiro e abril deste ano, elevando o número de assinantes aos dois milhões.
SURPRESAS NA GENERALISTA
No que diz respeito à SIC generalista, foram anunciados novas temporadas de “A Máscara” — que contará com novos participantes em palco, neste concurso cujo formato internacional esteve nomeado para os Emmys — e uma aposta renovada nos filmes, onde se incluem estreias de cinema em televisão.
Na ficção nacional, foram apresentadas novas telenovelas que já contam com alguns dos atores que nos últimos meses se juntaram à família SIC. A uma proposta mais ligada ao humor, com um forte núcleo cómico, junta-se um drama passado na Serra da Estrela. Trata-se de uma guerra entre duas mulheres, que contará com Sofia Alves e Júlia Palha no elenco.
Na informação, está já garantida uma nova temporada de “Grande Reportagem” e a série de informação “Pandemia”, que se juntam aos principais espaços de informação que se mantêm em antena. No futebol, a Liga Europa regressa também à SIC.