Cultura

Espólio de Eduardo Souto de Moura vai para a Casa da Arquitectura

Esta segunda-feira são oficialmente entregues mais de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica sobre os projetos produzidos pelo arquiteto ao longo de 40 anos

Rui Duarte Silva

Já estavam na Casa da Arquitectura (CA) desde 2009, 604 maquetas de obras de Souto Moura depositadas na instituição situada em Matosinhos. Agora, o acervo enriquece de uma forma desmesurada. A partir das 17h desta segunda-feira, realiza-se a cerimónia de assinatura do contrato de depósito do acervo de Eduardo Souto de Moura no Arquivo da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura.

No total serão entregues, a título de depósito, mais de 8.500 peças que testemunham o percurso arquitetónico de Souto Moura ao longo de quatro décadas, através de desenhos e documentação textual e fotográfica. Em outubro, o público em geral terá a oportunidade de ter um contacto mais próximo com todo este espólio através da grande exposição “Souto de Moura – Memória, Projetos, Obras”, com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura. A mostra estará patente durante seis meses e vai cobrir um arco temporal de quatro décadas. Ocupará a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da casa com 150 metros quadrados, além do Arquivo da Casa.

Um intenso programa paralelo incluirá a edição de um catálogo editado pela Casa da Arquitectura e a Yale University Press. Estão previstos ciclos de conferências e debate com relevantes figuras nacionais e internacionais da área da arquitetura e de outras disciplinas, concertos e um programa de visitas guiadas.

O arquiteto e crítico de arquitetura Jorge Figueira fará, na cerimónia desta segunda-feira, um breve enquadramento sobre “A importância da obra de Eduardo Souto de Moura”. A anteceder a assinatura do contrato falará o Prémio Pritzker de arquitetura.

Uma nota da CA refere que, “com este património, a Casa da Arquitectura irá tratar e dar a conhecer aos investigadores e ao grande público este importante acervo referente a 40 anos de trabalho de um dos mais reconhecidos e premiados arquitetos portugueses”.

O contrato será assinado por Eduardo Souto de Moura e, pela CA, pelo presidente, José Manuel Dias da Fonseca, e pelo diretor executivo, Nuno Sampaio. Estará também presente a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.