Carta Elétrica

Episódio 3: as baterias – as principais preocupações e os avanços tecnológicos

Conhecer o funcionamento e saber como preservar a longevidade das baterias é fundamental para todos os que ponderam comprar um carro elétrico

Luís Cáceres Monteiro

Quando chega a altura de escolher entre comprar um carro com motor a combustão e um elétrico, a grande maioria dos consumidores procura informação sobre a autonomia, a longevidade das baterias, formas de carregamento, o preço e as diferenças na condução.

Ao contrário dos motores convencionais o motor elétrico é mais silencioso. Existem também diferenças na capacidade de aceleração e no comportamento dinâmico. Os carros elétricos têm o binário máximo disponível logo desde o arranque, assim como a colocação das baterias por baixo do piso do habitáculo proporcionam uma experiência de condução agradável e ao mesmo tempo segura.

A bateria que alimenta um automóvel elétrico é composta por um conjunto de células, agrupados em módulos, ligados entre si em série. A bateria de tração tem como principal função fornecer a energia necessária para fazer funcionar o motor elétrico do veículo.

A bateria de serviço de 12 volts permite que o carro fique pronto a usar após ligar a ignição, assim como é responsável por alimentar componentes elétricos como a iluminação interior e exterior, rádio, entre outros componentes.

Já o inversor transforma a corrente direta da bateria de tração em corrente alterna para alimentar o motor, além de reverter este processo quando existe a regeneração no momento em que carregamos no pedal do travão ou simplesmente desaceleramos.

O automóvel elétrico não tem uma caixa de velocidades como os carros com bloco a combustão. O motor elétrico tem apenas uma caixa de velocidades e o travão e o acelerador controlam a dinâmica de condução.

Saber aproveitar as descidas para desacelerar e aproveitar a energia cinética do automóvel para carregar, em marcha, as baterias, é uma dica importante para ganhar autonomia em movimento.

O que fazer com as baterias quando chega a hora de as reciclar?

Uma bateria de um automóvel elétrico pode ter uma vida útil de até 30 anos. Uma hipótese para as reutilizar, quando já não apresentam rentabilidade para alimentar um carro elétrico, é ser utilizada para armazenamento de energia elétrica de uma habitação, empresa ou edifício público, bastando proceder a adaptações técnicas no local. As baterias podem ser igualmente úteis para funcionar, em paralelo, com meios de produção de energia como painéis solares ou moinhos eólicos.

Na Europa, a maioria das baterias para reciclagem são enviadas para a Bélgica ou para a Alemanha, onde existem infraestruturas para proceder à reciclagem do lítio presente nas baterias. O processo de reciclagem permite remover 95% da matéria-prima, para que esta seja reutilizada em outros aparelhos e equipamentos elétricos e eletrónicos.

O que devemos fazer para preservar a bateria?

De forma a manter a saúde da bateria do carro elétrico, é aconselhado que não efetue carregamentos rápidos diários, consecutivos, pois podem degradar a capacidade e o rendimento da bateria a curto prazo. Sempre que possível, mantenha a carga da bateria entre os 80% e os 10%, ou seja, procure não carregar sempre até aos 100%, nem deixar que o nível de carga seja inferior a 10%.

Sempre que possível, o carro deve ser estacionado em locais que o protejam de uma exposição intensa ao sol ou a temperaturas muito baixas de forma a preservar a vida útil da bateria.

A maioria dos fabricantes dá como garantia 8 anos de utilização ou 160.000 km para a bateria de um automóvel elétrico. As restantes coberturas são iguais a um carro a diesel ou gasolina, como defeitos de fabrico e pintura.

Os carros elétricos vieram para ficar e os números mais recentes da agência europeia do ambiente confirmam que os automóveis 100% elétricos e os híbridos plug-in estão a conquistar cada vez mais adeptos a nível global.

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