Carta Elétrica

Episódio 1: os mitos da mobilidade

Junho ficou marcado pelo recorde de vendas mensais de carros 100% elétricos em Portugal: 1.360. Porém, a utilização de um carro elétrico no dia a dia levanta questões e mitos

Luís Cáceres Monteiro

A mobilidade elétrica está em crescimento com as soluções mais verdes e amigas do ambiente. Os carros elétricos passaram a ser uma escolha. Os primeiros modelos de automóveis que chegaram ao nosso mercado estavam vocacionados para uma utilização mais citadina. Gradualmente, ao longo dos últimos anos, surgiram modelos para viagens mais longas e com comportamento dinâmico diversificado.

Sejam desportivos, familiares ou SUV, já são vários os automóveis elétricos com autonomia superior a 400 quilómetros e com tempo de carregamento cada vez mais curto. Junho de 2021 ficou marcado pelo recorde absoluto de vendas de veículos 100% elétricos em Portugal ao terem sido comprados 1.360 (100% elétricos) - o que revela um interesse crescente dos portugueses por este tipo de carros.

A tendência da mobilidade elétrica é impulsionada pela necessidade de reduzir as emissões dos gases de escape e de CO2, mas também pelo desenvolvimento e disponibilidade de novas tecnologias.

Vivemos num mundo cada vez mais elétrico. As vantagens económicas de conduzir um carro elétrico são cada vez mais óbvias. O preço dos combustíveis fosseis aumenta a cada dia que passa. A dinâmica de condução de um automóvel elétrico tem diferenças em relação a um carro com motor a combustão. Silêncio e resposta imediata à aceleração são duas das virtudes mais referidas pelos condutores. Por outro lado, a manutenção de um carro elétrico é mais simples, acessível e menos frequente do que a dos carros a combustão.

Carta Elétrica – as novas formas de mobilidade

Ao longo das próximas dez semanas, vamos partilhar no site do Expresso algumas dicas sobre mobilidade elétrica. Vamos conhecer as diferenças entre um carro 100% elétrico, híbrido e plug-in. Saber quais são os componentes do automóvel e como funcionam. No caso das baterias é fundamental perceber quais são as diferentes formas de carregamento, as garantias, cuidados de manutenção e reciclagem. As plataformas digitais podem ajudar a planear uma viagem e apoiar a experiência de carregamento privado e público, permitindo fazer carregamento através do telemóvel, consultar a disponibilidade de postos, tarifários e histórico de carregamentos. Estas e muitas outras questões relacionadas com o tema das novas formas de mobilidade serão desenvolvidas no projeto Carta Elétrica, uma iniciativa do Expresso em parceria com a EDP.

Saiba mais sobre mobilidade sustentável e acompanhe este projeto aqui no site do Expresso e na SIC Notícias.