Antiga aldeia piscatória, a Bordeira, no município de Aljezur, é marcada pelo mais extenso areal do concelho, entre arribas. Passeie pelos passadiços da praia da Bordeira, também conhecida por Carrapateira, e pelo areal, e visite praias próximas, como Amado, Castelejo ou Cordoama. Explore o interior das aldeias e aproveite para usufruir de alguns dos raros bosques da região algarvia. Estamos na Costa Vicentina, o que tem implícito um convite para percorrer caminhos encantadores, a pé ou de bicicleta, entre os quais o Trilho dos Pescadores, sempre junto ao mar e às falésias, por atalhos usados pelos locais para acesso às praias e pesqueiros.
Caminhar entre a Endiabrada e os lagos escondidos
Explore o carismático interior da Bordeira. Sinta os bosques frescos de sobros e feteiras, seguindo pelo sopé da serra de Espinhaço de Cão. Este passeio coincide em parte com etapa da Rota Vicentina “Arrifana-Carrapateira do Caminho Histórico” e resulta numa combinação de serra e mar. Sobe à Aldeia da Endiabrada. Passa o riacho e o vale, onde represas deram lugar a dois lagos escondidos na luxuriante vegetação. Ruma ao litoral com cerros do mar. Na Samouqueira, pela várzea da Bordeira, revelam-se hortas e pastagens e, na encosta, bosques de carvalhos.
A cavalo ao nascer ou pôr do sol
Admire o nascer ou o pôr do sol do Algarve sentado numa sela durante um passeio a cavalo com a Carrapateira Extreme Tours. A experiência privada pode ser reservada apenas para o próprio grupo. Seja atravessando o areal ou aventurando-se nos trilhos da floresta envolvente, explora as florestas de pinheiros, dunas e areias ao redor da praia da Bordeira.
Junto ao mar, da Bordeira ao Amado
A pé ou de bicicleta, visite as aldeias da Bordeira e da Carrapateira e prossiga até à praia. Na Estrada da Praia caminha até à praia do Amado durante três quilómetros e meio. Tire partido da panorâmica oferecida por passadiços e miradouros. Entre rochas e mar percebe que está na Costa Vicentina. Depois da praia da Bordeira surge a praia da Zimbreirinha. Ao longe avista a Arrifana. Um dos pontos altos do passeio é o pequeno e mais antigo pequeno porto da Carrapateira que vai encontrar na praia do Portinho do Forno.
Aprender a surfar num dia
Logo após o pequeno-almoço, toca a seguir para a praia do Amado. No areal já tem à espera a prancha e o fato de surf. Vai usá-lo durante as três sessões com intervalo para snack. No final um momento de descontração na praia ao pôr do sol antes de regressar ao Amado Surf Camp perto das 18h00. Pode preparar o jantar na cozinha. Uma vez por semana há barbecue.
Conhecer um antigo povoado islâmico
Os vestígios mais antigos da vida entre o mar e o campo na região, encontram-se no sítio arqueológico do povoado sazonal islâmico de pescadores, datados do século XII, junto do Portinho do Forno, num promontório sobre o mar, escavado pela arqueóloga Rosa Varela Gomes. Admire as marcas do passado e aproveite para conhecer, ali perto, o quase desativado portinho da Zimbreirinha.
ONDE COMER E DORMIR NA BORDEIRA
Monte Velho Retreat Centre
Existe um ioga trail para seguir na zona de Aljezur, entre Carrapateira, Bordeira, Alfambra ou Bensafrim. No Monte Velho Retreat Centre pode dedicar-se ao mindfulness, à biodanza, ou combinar ioga, nutrição e artes.
Monte Velho, Carrapateira Tel. 282973207
Monte da Vilarinha
Rodeado de vegetação e com um pequeno curso de água, este alojamento tem uma configuração especial, entre apartamentos e casas de madeira com terraços. Ao Monte da Vilarinha chega-se por uma estrada secundária rodeada de medronheiros.
Bordeira Tel. 282973218
Aldeia da Pedralva
Das ruínas de uma terra agrícola nasceu a Aldeia da Pedralva. No Sítio da Pedralva tem bar e restaurante de cozinha tradicional, para saborear bacalhau no pão à Pedralva e lulinhas fritas à algarvia. Pernoite nas casas de campo, mergulhe na piscina e reviva o passado no forno comunitário. A Rota Vicentina passa no coração da aldeia. Aproveite para pedalar. Com centro de BTT, tem certificação bikehotel.
Rua de Baixo, Casa da Pedralva, Vila do Bispo. Tel. 282639342
Restaurante 44
Na longa etapa Arrifana-Carrapateira do Caminho Histórico, a meio do trajeto usufrua de um petisco típico. Há especialidades como cataplanas de legumes ou de polvo, caldeirada de peixe, xerém de marisco ou os fresquíssimos peixes da costa no Restaurante 44. No final, prove a tarte com amêndoa algarvia. Se preferir, fique e pernoite. O restaurante só funciona por reserva prévia.
Barranco da Fonte, Monte Novo, Alfambras, Aljezur Tel. 934240493