Portugal Autêntico

Famoso pelo "Pato no forno", neste restaurante tradicional em Melides, as doses são sempre bem aviadas

Na costa alentejana, na estrada que liga a Melides, o Restaurante Tia Rosa está nas mãos da mesma família há quase 50 anos. Ganhou fama pelo “Pato no forno”, mas a cozinha tradicional deste espaço também leva à mesa enguias, choco e porco preto

Pato no forno, no restaurante Tia Rosa, em Melides
DR

As especialidades do Restaurante Tia Rosa (Fontainhas do Mar, Melides. Tel. 269907144) há 46 anos na mesma família continuam as mesmas, com destaque para o “Pato no forno”, que deu fama ao espaço. É preparado no forno com batata, cebola e laranja, e acompanhado por arroz de miúdos. Juntam-se ainda na ementa outros pratos como “Canja de pato”, mas também “Borrego assado no forno”. Na estrada que liga Pinheiro da Cruz a Melides, hoje, são os irmãos Carlos e José Carlos Salgado que gerem o espaço, com Maria Dulce Salgado na cozinha, a fazer a confeção conforme lhe foi transmitida. O restaurante teve uma vida anterior, começada em 1962 como taberna e só no início dos anos 70 passou a restaurante.

“Melides desenvolveu-se muito, assim como a Comporta e o Carvalhal. Os clientes são mais, mas sempre portugueses e famílias, alguns vêm até de Almada e da Costa da Caparica, porque quem tem dinheiro pede o cozinheiro para casa”, conta Carlos bem-humorado. “As enguias sempre foram um petisco muito procurado no restaurante, e ainda são, apesar de mais raras. Quando não há da Lagoa de Santo André vêm de Aveiro”. Para um “Ensopado de enguias”, preparado ao momento, o cliente espera cerca de 20 minutos, enquanto para os arrozes, de marisco, ou de tamboril, perto de 35 minutos. “As enguias fritas são a entrada mais pedida, mas também o choco frito”.

Carlos salienta que “as doses são bem aviadas” e refere ainda “as carnes de porco preto para grelhar”. Termina-se a refeição dom as doces “Farófias à moda da Tia Rosa”.

Restaurante Tia Rosa