Acabam de somar mais uma distinção que os coloca no topo da lista “The World’s 10 Best Vegan Ice Cream Shops”, da plataforma Happy Cow, a maior e mais reconhecida plataforma mundial para vegetarianos e veganos, depois de já ter ganho o mesmo com os seus doughnuts.
Já em 2020, apenas 10 meses depois de abrirem portas, os irmãos Kantelal conseguiram a proeza de alcançar o primeiro lugar no ranking dos melhores doughnuts vegan do mundo pela plataforma HappyCow. Em 2021, arrecadaram ainda o 4.º lugar a nível mundial dos "Best Vegan Spots" dos prémios TripAdvisor Best of the Best.
A história da Scoop’nDough começa em 2015, quando um dos irmãos Kantelal toma a decisão de se tornar vegan. A família já praticava uma alimentação vegetariana, mas a par das opções profissionais e não só, Darchite Kantelal resolve tornar-se vegan e começa a sentir falta de prazeres tão banais como o de comer um gelado.
Formado em Nutrição, Darchite Kantelal começou a estudar sobre a ciência do gelado, principalmente no que diz respeito à sua formulação vegan. Um trabalho que se tornou num desafio. Por esta altura, o seu irmão Jimite, fala na ideia e na vontade de juntar ao Scoop - o Dough, isto é, reunir na mesma casa a confeção única, artesanal e vegan de gelados e donuts. Vindos da área da Saúde, Darchite é nutricionista e Jimite médico, conciliam ainda hoje as suas carreiras com este projeto, estando cada um dos dois responsável por desenvolver todas as receitas e criação de todos os sabores.
A 7 de maio de 2019, a Scoop ’n Dough abre portas como loja de produção caseira de donuts gelados americanos veganos, com recurso a produtos endógenos da época e de produtores nacionais, entre os quais as bananas da Madeira, as maçãs de Alcobaça, as laranjas do Algarve, o que faz com que a oferta vá variando ao longo do ano. A inovação chega ao ponto de terem criado donuts de vinho e figo, de melão e presunto, pastel de nata, e sabores de edição limitada, em épocas festivas ou datas temáticas como o Halloween ou o Natal.
Com apenas um ano de funcionamento, a Scoop ’n Dough torna-se uma referência nacional e internacional, sendo eleita, pela plataforma online HappyCow, em primeiro lugar num ranking mundial. Na ementa encontramos o “Original”, feito com massa Brioche trabalhada à mão, com cobertura de baunilha de Madagáscar (€2,20), o “Salted Caramel” de massa Brioche, com cobertura de caramelo salgado, recheio de natas de coco de qualidade premium e bocados de palmiers vegan (€2,90) ou o “Panna Cotta & Blueberry!” também com a mesma massa, compota de mirtilos caseira, cobertura de mirtilos frescos, com panna cotta artesanal e crumble dourado, e ainda pétalas violetas de flores comestíveis (€6,10).
A Scoop ’n Dough (Rua das Portas de Santo Antão 78, Lisboa. Tel. 961764917) foi um dos cinco finalistas na edição de 2021 do Prémio Nacional de Turismo (PNT), na categoria – Turismo Gastronómico. O PNT é promovido pelo Expresso e pelo BPI - e conta com o patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, e o apoio técnico da Deloitte enquanto knowledge partner –, distingue as melhores empresas, práticas e projetos turísticos em Portugal. Em 2021 recebeu 439 candidaturas e os prémios, e menções honrosas no âmbito do Prémio Nacional do Turismo foram atribuídos a cinco categorias: Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável. A quarta edição já foi apresentada e as candidaturas abrem no dia 1 de abril, na página oficial do Prémio Nacional de Turismo.