Boa Cama Boa Mesa

Das estrelas aos hambúrgueres: chegou o Tio Vasco by Euskalduna

Somente à venda em setembro, para assinalar o quinto aniversário da Tio Fafá Hamburgueria, na Maia, Vasco Coelho Santos cria um hambúrguer “quase estrela Michelin”

Tio Fafá
Eduardo Almeida

É feito com uma mistura de 220 gramas de carne, leva queijo cheddar, um “coleslaw” de daikon com maionese de enguia fumada e beringela levemente picante. É depois servido em pão brioche, o hambúrguer Tio Vasco by Euskalduna (€11,90) criado para a celebração do quinto aniversário da Tio Fafá Hamburgueria. A primeira surgiu na Maia, mas a cadeia já se estende ao Porto, a Matosinhos e a Santa Maria da Feira.

Tio Vasco by Euskalduna
Eduardo Almeida

Vasco Coelho Santos diz que este desafio surgiu “após uma conversa com Marcelo Zacarias, o proprietário da cadeia de hambúrgueres, num podcast em que ele me convidou a participar”. A meio do ano a conversa voltou, e o chef do Euskalduna, no Porto, Garfo de Ouro em 2025 para o Guia Boa Cama Boa Mesa e Chef do Ano em 2023 para o Guia editado pelo Expresso, diz que o projeto acabou por avançar. “Achei piada”, diz Vasco Coelho Santos, assumindo que “gosto de hambúrgueres, sou cliente do Tio Fafá Hamburgueria, e faço algumas vezes em casa para os miúdos. E foi assim, uma ideia um bocadinho maluca que levou à criação deste hambúrguer”.

Vasco Coelho Santos
Diogo Rocha

Marcelo Zacarias, proprietário do Tio Fafá Hamburgueria, ri-se ao dizer que “sou um pouco maluco, e acho que uma hamburgueria nunca irá ter uma estrela Michelin, dai, chamei um chef estrelado para fazer um”. Recorda que “um dia, decidi telefonar ao Vasco e disse-lhe que ele não tinha nada a ganhar, mas eu tinha e a resposta dele foi: vamos a isso”. O resultado, conta Mauricio, é “o melhor hambúrguer que eu já comi na minha vida”. Vasco Coelho Santos remata, dizendo que “é quase estrela Michelin”.

Marcelo Zacarias
Eduardo Almeida

A Tio Fafá Hamburgueria (Rua Augusto Simões, 1043, Maia. Tel. 221154796) abriu em setembro de 2020, depois, estendeu a cadeia ao Porto (Tel. 220939954), a Matosinhos (Tel. 223160614) e a Santa Maria da Feira (Tel. 916084700). Está também disponível nas plataformas de distribuição.

Hambúrgueres de Chef

Rodrigo Castelo, chef do Ò Balcão em Santarém, Chef do ano em 2024 e Garfo de Ouro no Guia Boa Cama Boa Mesa 2025 também inicia este ano um projeto de hambúrgueres em Lisboa. A Quack Shack, instalada no bairro de Alvalade, em Lisboa, é a casa dos hambúrgueres artesanais de pato confecionados pelo chef. No início do verão foi Ljubomir Stanisic a lançar, numa parceria com a Burguer King, o King Ljubomir, estando prevista uma nova versão de inverno. É inspirado em Sarajevo, e o próprio chef diz que vai ser um hambúrguer “filha da mãe”. Também Rui Silvestre, chef do restaurante Fifty Seconds, em Lisboa, com uma estrela Michelin, criou em 2023 a "Son of a Burger" com espaço próprio no Estádio da Luz em Lisboa e disponível nas plataformas de distribuição. Na Península Ibérica, em 2024 chegou ao mercado o “King Dabiz”, resultado da colaboração entre a Burger King e o chef David Muñoz do restaurante DiverXO, com três estrela Michelin em Madrid.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram