Chama-se “Pop Experience”, a iniciativa que leva Rui Silvestre de regresso ao Algarve. Deixa a cozinha do Fifty Seconds, que ostenta uma estrela Michelin, localizado no topo da Torre Vasco da Gama, em Lisboa, para criar dois jantares únicos, com Luís Mourão, o responsável pela cozinha do restaurante Al Quimia, no EPIC SANA Algarve, localizado em Albufeira e premiado com Chave de Prata no Guia Boa Cama Boa Mesa 2024. Com esta iniciativa fundem-se dois reconhecidos conceitos de fine dining deste grupo hoteleiro. Os jantares a quatro mãos acontecem nas noites de 5 e 6 de julho (Sexta-feira e sábado).
Cada jantar, limitado a apenas 40 lugares (€260) e da ementa, que pretende prestar homenagem aos produtos e aos sabores do mar, constam “Mexilhão", à Bulhão Pato, “Ostra” com soja e gengibre, “Vieira” com laranja e batata-doce, “Ouriço” que acompanha com caviar Beluga e sopa de cebola. Será ainda servida “Lagosta”, com açorda de coentros e amêijoa da ria Formosa, “Carabineiro”, com caril e limão e “Polvo”, acompanhado de pimentos e “Pico de Gallo”. A refeição termina com “Pregado” com funcho e Yuzu Kosho, sendo a sobremesa “Chocolate” com laranja e batata-doce.
Sobre o restaurante Fifty Seconds (Torre Vasco da Gama, Cais das Naus, Lisboa. Tel. 211525380), na edição de 2024 do Guia Boa Cama Boa Mesa pode ler-se que “há apenas um menu disponível, inspirado no mar, mas com capacidade de levar este restaurante às estrelas. Com Rui Silvestre no comando, o rumo do mais alto restaurante de Lisboa mudou, servindo-se agora o “Menu 1947”, onde a sensibilidade, a elegância e o sabor chegam à mesa em cada prato servido. O “Foie Gras, enguia fumada e ervilha lágrima” é uma combinação sublime. Excelente o entrosamento entre a cozinha e o serviço de sala”.
Na mesma edição do Guia Boa Cama Boa mesa, escreve-se, sobre o restaurante Al Quimia que “a novidade é o menu vegetariano “Alcofa”, que se junta aos “Fura-Pasto” e “Sueste”. Este é o mais extenso e centrado em sugestões marítimas, como o “Carabineiro acompanhado pelo tomate, um chutney de manga e caril”. A criatividade do chef executivo Luís Mourão e do chef residente Wilson Costa é fortalecida pela sofisticação da sala, com cozinha aberta e garrafeira com 400 referências. Refeição agradável, a preparar novos voos”.
O resort EPIC SANA Algarve (Pinhal do Concelho, Albufeira. Tel. 289104300) foi premiado com uma Chave de Prata no Guia Boa Cama Boa Mesa 2024. Para a distinção contribuiu “a sensação é a de que tudo se define pela vontade de superação, facilitando a experiência, que se deseja prolongada. Ao passear pelos oito hectares deste resort, com 160 quartos, 26 suítes e 43 residências (A partir de €160), descobre-se um novo mundo com jardins, aromas silvestres, gazebos e a Praia da Falésia ao fundo. Há uma Árvore do Amor propícia a piqueniques, pedidos de casamento e juras de uniões eternas. Especial é também a área premium, com uma sala dupla de tratamentos ‘exterior’, propicia a momentos inesquecíveis. Existem mais cinco salas de tratamento no Sayana Wellness e cinco piscinas interiores e exteriores. Uma delas, em frente ao edifício principal, é apoiada pelo restaurante e bar Open Deck e outra fica junto ao restaurante italiano, o Lima, ao edifício das residências e ao Kids Club, o que a torna conveniente para famílias – pergunte pelos workshops de pizas e de bolachas. Sacie o apetite com o fine dining do restaurante Al Quimia, com chefia executiva de Luís Mourão, a par dos sabores japoneses do UDDO e do serviço buffet do Abyad. Complemente com uma bebida no Bluum Bar e a descontração no conforto do lounge."