A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo deu a conhecer a nova Rota dos Templários, que agrega vários pontos de interesse e recursos associados à temática templária, com destaque para percursos e património visitável em sete municípios (Abrantes, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sertã, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha),a par de experiências imersivas e um passaporte digital.
Com 34 locais identificados com a temática templária e quatro itinerários em sete municípios, projeto que visa "valorizar" o território e "potenciar" os fluxos turísticos. A Rota Templária propõe quatro itinerários temáticos. O Militar, a centrar-se nos castelos e fortalezas, o Religioso, que dá a conhecer algumas igrejas e crenças e hábitos religiosos associados aos Cavaleiros do Templo, o Simbólico, que explora o misticismo e a imagética templária, e o Arquitetónico, que se debruça sobre as características e as inovações da arquitetura dos templários.
A nova Rota dos Templários no Médio Tejo foi apresentada no Convento de Cristo, em Tomar, monumento que é Património da Humanidade da UNESCO e agrega vários recursos com vínculo à temática templária.
As experiências já disponíveis ao público são uma visita virtual ao Castelo de Almourol, a partir do Centro de Interpretação Templário de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, e a Reconstituição do Cerco ao Castelo de Tomar, no Convento de Cristo, em Tomar. Após o término das obras que decorrem na Torre de Dornes, em Ferreira do Zêzere, a CIM Médio Tejo vai disponibilizar naquele monumento templário uma experiência de videomapping, que retrata as lendas da Torre de Dornes e de Nossa Senhora do Pranto.
Para além das experiências "imersivas", foi criado o site templarportugal.com, bem como uma aplicação “Rota dos Templários”, que ajudam a identificar os vários monumentos e locais associados aos templários, bem como a organizar as rotas de descoberta, inlcuindo um passaporte digital.
Grutas e passeios de barco
Entre as várias experiências associadas ao legado templário, referência para as Grutas de Lapas, que lendas locais associam-nas à presença de mouros e como parte de ligações subterrâneas até ao Castelo de Torres Novas. Abertas ao público, as grutas, localizadas debaixo das casas, guardam um museu subterrâneo, rico em história geológica. Obrigatório na região do Médio Tejo é o passeio de barco e visita ao Castelo de Almourol, em pleno rio Tejo. A partida é feita do Cais de Tancos e a visita inclui a entrada no Centro de Interpretação Templário de Almourol.