Boa Cama Boa Mesa

Isabel Costa e João Tomás vencem Prémio Carreira 2024 do Guia Boa Cama Boa Mesa

Os empresários Isabel Costa e João Tomás, proprietários da Casa das Penhas Douradas, da Casa de São Lourenço e da TrendBurel - Burel Factory, são os vencedores do Prémio Carreira 2024, atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa. O Júri reconhece o “empreendedorismo extraordinário” e a contribuição decisiva para “o desenvolvimento do Interior do país, nomeadamente, da região da serra da Estrela", através de projetos hoteleiros de referência conjugados com revitalização industrial e criativa da lã

O Prémio Carreira 2024 do Guia Boa Cama Boa Mesa é atribuído a Isabel Costa e João Tomás. O casal de empreendedores tem como atividade empresarial a hotelaria e o têxtil, sendo os criadores da marca Burel – Mountain Originals, que integra, entre outros projetos, a Casa de São Loureço, a Casa das Penhas Douradas e a TrendBurel - Burel Factory. “Reconhecem-se e distinguem-se, desta forma, duas pessoas que, em conjunto, têm demonstrado um empreendedorismo extraordinário, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do Interior do país, nomeadamente, da região da serra da Estrela, conjugando hotelaria e cultura, com a vertente industrial e criativa da lã, revitalizando o burel, como marca distintiva e identitária, e valorizando económica e socialmente o território onde exercem a sua atividade”, lê-se sobre os premiados na ata da reunião do Júri do Prémio Carreira do Guia Boa Cama Boa Mesa, presidido por Francisco Pinto Balsemão e composto por Cristina Siza Vieira, Luís Araújo, Fortunato da Câmara e Paulo Brilhante.

Isabel Costa e João Tomás
Sanda Vuckovic

Constituído por Francisco Pinto Balsemão (Presidente), Cristina Siza Vieira, Luís Araújo, Fortunato da Câmara e Paulo Brilhante, o júri valoriza ainda o facto de “em 2006, após um passeio pela serra da Estrela, já casados e com vidas profissionais de liderança intensas em empresas nacionais de referência”, Isabel Costa e João Tomás terem decidido “mudar radicalmente de vida. Ainda antes dos 50 anos, deixam a agitação da cidade e tornam-se empreendedores e empresários de pequenas e médias empresas na hotelaria e no têxtil”.

Reconhecendo o percurso empresarial dos empresários Isabel Costa e João Tomás, o Júri do Prémio Carreira 2024 assinala o desafio de “recuperação de um antigo sanatório do início do século XX, nas Penhas Douradas, para o desenvolvimento de um projeto de turismo de natureza e montanhismo ativo, baseado num pequeno hotel de charme, que abre em 2006, com nove quartos. Em 2010, a Casa das Penhas Douradas expande-se e totaliza atualmente 17 quartos. Em paralelo, e tendo em conta a crise do têxtil e o consequente desemprego na região, Isabel Costa e João Tomás promovem a identificação e utilização de produtos endógenos destacando-se o projeto alimentar PDF – Penhas Douradas Food, entretanto vendido, e o projeto têxtil Burel Factory, para desenvolver economicamente a vila de Manteigas”.

Casa de São Lourenço

Após a aquisição da falida Fábrica Lanifícios Império em 2011, os dois empresários apostam na “Re(I)novação” dos lanifícios, “bem como na manutenção dos postos de trabalho e do conhecimento têxtil da comunidade, que conduzem ao desenvolvimento de novos produtos e soluções, por forma a manter património local (industrial, conhecimento e imaterial). Resolvem pegar no burel, a lã grosseira proveniente das ovelhas bordaleiras e churras, duas raças autóctones, e começam a trabalhar na sua utilização para arquitetura e interiores. É este trabalho que faz nascer a Burel Factory, como hoje é conhecida e reconhecida nacional e internacionalmente, que conta com quatro lojas (em Manteigas, Lisboa e Porto). Em 2012, a Burel Factory inicia uma colaboração com a Microsoft, que também incluiu parte da decoração da sede desta empresa em Oeiras”, continua o Júri.

Após a aquisição e recuperação da antiga Pousada de São Lourenço, em 2018, Isabel Costa e João Tomás inauguram o segundo hotel, a Casa de São Lourenço, um design hotel de cinco estrelas, com vista panorâmica única sobre Vale Glaciário do Zêzere, em Manteigas. Dedicada a um turismo de montanha contemplativo, esta unidade hoteleira, premiada em 2023 com Chave de Prata, destaca-se pela recuperação do espólio de Maria Keil e aplicação do burel na arquitetura. Em agosto de 2021, os empresários adquirem a massa falida da Fábrica Alçada e Pereira, na Covilhã. Aquela que era a última fábrica de ultimação e tinturaria laneira a trabalhar em Portugal e localizada em tecido urbano renasce como A Transformadora - Fábrica do Pisão Novo.

Já com 160 colaboradores, o casal de empreendedores volta a apostar na vertente turística. Através do Programa REVIVE, está a recuperar a Casa Jones, perto da Casa das Penhas Douradas, onde irá nascer um “chalet de charme”, vocacionado para o turismo científico e de interpretação ambiental na serra da Estrela, com a colaboração do Geopark Estrela. Agregados sob a marca Burel - Mountain Originals, os principais projetos de hotelaria e têxtil venceram o Prémio Nacional de Turismo, em 2020, na categoria de “Turismo Autêntico”.

Loja Burel no Chiado, em Lisboa
antonio pedro FERREIRA

O Prémio Carreira do Guia “Boa Cama Boa Mesa” tem como propósito prestar homenagem e elogiar, de uma forma pública, uma personalidade que se destaque nas diversas vertentes associadas à Boa Cama e à Boa Mesa. Nesse sentido, Isabel Costa e João Tomás são um exemplo de uma vida profissional e amplamente reconhecida pela comunidade de dedicação à vertente “Boa Cama”. Por decisão do Júri, o Prémio Carreira “Boa Cama Boa Mesa” é atribuído, alternadamente, às áreas de “Boa Mesa” e “Boa Cama”.

O Prémio já distinguiu o empresário e cozinheiro Vítor Sobral, em 2016; Evaristo Cardoso, fundador e proprietário do restaurante Solar dos Presuntos, em 2017; Dionísio Pestana, fundador e Presidente do Grupo Pestana, em 2018; João Pires, Master Sommelier, em 2019; Jorge Rebelo de Almeida, fundador e Presidente do grupo Vila Galé, em 2020; Lurdes Graça, do restaurante Manjar do Marquês, em Pombal, e Emílio Andrade, do restaurante Adega Tia Matilde, em Lisboa, ex-aequo, em 2021; e António Trindade, fundador e Presidente do Grupo PortoBay, em 2022, a chef e empresária Justa Nobre, em 2023.

Nesta reunião do Júri do Prémio Carreira 2024 foi ainda, por unanimidade, aprovada uma nota de pesar pelo recente falecimento de André Jordan (1933/2024), figura ímpar do turismo em Portugal, relevante empreendedor e visionário, criador, entre outros projetos, da Quinta do Lago, Vilamoura e Belas Clube de Campo. André Jordan foi membro do Júri do Prémio Carreira “Boa Cama Boa Mesa”, entre 2018 e 2022. O Júri vem, deste modo, prestar o justo reconhecimento público a André Jordan, endereçando à família sentidas condolências.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram