Ana Maria Fernandes é a única excepção à regra. Todos os CEO do PSI 20 são homens. Só resta Ana Maria, líder da EDP Renováveis.
Em Portugal apenas 5% dos cargos nas administração das empresas, que integram o PSI 20, são ocupados por mulheres. Esta percentagem é uma das mais baixas em toda a Europa.
Ao todo, as administradoras são uma dúzia exacta, mas só Ana Maria Fernandes é realmente número um. É presidente executiva da empresa de energias renováveis desde há cerca de dois anos. No ano passado recebeu o galardão "Female Leadership Award", atribuído pela European Women´s Management Development International Network (prémio em forma de tela, que tive a honra de entregar, como convidada a participar na cerimónia e enquanto jornalista do Expresso e autora do livro "O Homem Certo para Gerir uma Empresa é uma Mulher").
Entre as restantes mulheres administradoras constam ainda Maria Celeste Hagatong (BPI). Fora da lista do índice PSI 20, há mais saias, como Esmeralda Dourado (SAG), Isabel Ferreira (Banco Best) Cláudia Goya (Microsoft Portugal), Isabel Vaz (Espírito Santo Saúde), entre muitas mais que revelam toda a sua fibra à frente de empresas suas ou de outrém.