Falta de castigo

Desilusão de uma professora

Os agrupamentos de escolas estão a provocar uma enorme frustração naqueles que lá estudam e trabalham. A desilusão desta professora da Covilhã é reveladora de um estado de alma muito generalizado e do estado do sítio esconso para onde a Educação está a caminhar... as palavras são desta docente inconformada.

José Alberto Quaresma

Desilusão" de uma Professora...

Desilusão essa, igual à de tantos outros Professores, Funcionários, Encarregados de Educação, Alunos das Escolas do Tortosendo, ao tomarem conhecimento da agregação do Agrupamento de Escolas do Tortosendo num Mega Agrupamento, decisão essa comunicada no passado dia 1 de abril de 2013 ao Órgão de Gestão.

Desilusão essa, igual à de tantos os que até acreditavam que este Governo ia ser bem diferente, pelo menos no que diz respeito às políticas educativas, do anterior. Tentando digerir esta informação fiz um pequeno exercício de memória que remonta ao tempo em que Isabel Alçada [ex-ministra da Educação do Governo socialista de José Sócrates] implementou os primeiros agrupamentos escolares. Nessa altura o PSD apresentou um projeto de resolução, em que dizia ao Governo de então, que não havia estudos nem evidências que comprovassem a eficácia dos Mega agrupamentos. Fiquei desde essa altura "iludida" de que este ministro não iria para a frente com este projeto, ao qual ele próprio foi sempre bastante crítico! Tenho que me render às evidências...Não há seriedade nenhuma da parte deste Governo, porque faz exatamente o mesmo que antes criticava!

Estes Mega agrupamentos são "instrumentos" fundamentais para despedir funcionários e trazem com eles graves consequências ao nível pedagógico e humano, mas a isto o Governo apelida de "racionalização da gestão dos recursos humanos".Com a constituição destes MEGAS, os professores, de uma escola passam a dar aulas também em outros estabelecimentos do agrupamento, obrigando-os frequentemente a percorrer várias dezenas de quilómetros por dia neste périplo que pode ir, no caso concreto deste Mega, no mínimo do Paul à Covilhã!

Desiludida, sem dúvida, mas pró-ativa... senti que no mínimo tínhamos que manifestar o nosso descontentamento e neste processo são muitos os têm razões para estar desiludidos e revoltados. O ME foi, contra tudo e contra todos, para a frente com um dos três Mega Agrupamentos inicialmente propostos e isto apesar do parecer negativo de todos os Órgãos Pedagógicos das Escolas, Conselho Municipal de Educação e Responsáveis Autárquicos.

Depois de reunidos em Assembleia Geral e vendo que nos meus colegas o sentimento da Desilusão era também geral e que tal como eu tinham o desejo de manifestar publicamente este descontentamento: "CONTRA O "MEGA" AGRUPAMENTO FREI HEITOR PINTO"! Apesar de ser mais fácil "baixar os braços" e desistir vamos, no dia 4 de maio, entre as 15 e as 17 horas, na Praça do Município da Covilhã, dizer NÃO a tanta prepotência! E porque " Não existe um só Profissional que não tenha tido um Professor!" ...Contamos com a Solidariedade de todos!