Blitz

Globos de Ouro da SIC 2025: todos os vencedores, as surpresas da noite e os discursos mais aplaudidos

Samuel Úria, Lena d'Água e Plutónio foram os vencedores dos Globos de Ouro na categoria de música, numa cerimónia que distinguiu, ainda, uma jovem atriz de 12 anos e uma peça de teatro inspirada por uma reportagem do Expresso. Silence 4, Trovante, Laura Pausini, Callum Scott e Milhanas atuaram ao vivo

Samuel Úria
Rita Carmo

Realizou-se este domingo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 29.ª edição dos Globos de Ouro da SIC, que distinguem o que de melhor se faz em áreas como a música, o cinema, a televisão ou o humor.

O início da cerimónia ficou marcado pelo discurso de Joana Santos, que recebeu o prémio de Melhor Atriz de Cinema pelo filme “On Falling”, e que além de agradecer à realizadora Laura Carreira e à família, quis chamar a atenção para a situação que se vive em Gaza - posição que outros premiados viriam a partilhar.

Também a filha de João Pedro Vaz, considerado Melhor Ator de Cinema, esteve em destaque graças à sua filha, Laura, que subiu ao palco para agradecer às suas amigas.

Na categoria de Teatro, “A Colónia”, de Marco Martins, recebeu o prémio de Melhor Espetáculo - a peça foi inspirada por um artigo de Joana Pereira Bastos, publicado na revista do Expresso em junho de 2022.

Outra das protagonistas da noite foi Diana Ginja, atriz da novela “A Herança” que, aos 12 anos, se tornou a mais jovem premiada na categoria de Revelação do Ano.

Na música, foram vencedores Samuel Úria (convidado do Posto Emissor desta semana, que dedicou o prémio ao seu pai, que este domingo celebra 80 anos), Lena d'Água e Plutónio.

Milhanas cantou ‘Silêncio e Tanta Gente’, de Maria Guinot, durante a sequência dedicada às figuras que nos deixaram no último ano.

Globos de Ouro 2025 - lista de vencedores

Melhor Atriz de Cinema
Joana Santos ("On Falling")

Melhor Ator de Cinema
João Pedro Vaz ("Os Papéis do Inglês")

Melhor Filme
“Banzo”, de Margarida Cardoso

Personalidade do Ano - Humor
Ricardo Araújo Pereira

Ficção

Melhor Atriz
Patrícia Tavares ("A Herança")

Melhor Ator
Ricardo Pereira ("A Herança")

Melhor Projeto
“Irreversível”, de Bruno Gascon

Prémio Revelação
Diana Ginja (atriz)

Teatro

Melhor Atriz
Custódia Gallego ("A Médica")

Melhor Ator
Cristóvão Campos ("Monóculo, Retrato de S. von Harden")

Melhor Espectáculo
“A Colónia”, Marco Martins

Moda - Personalidade do Ano
Constança Entrudo

Entretenimento - Personalidade do Ano
César Mourão

Entretenimento Digital - Personalidade do Ano
Joana Marques

Música

Melhor Canção
‘2000 A.D.’, Samuel Úria

Melhor Intérprete
Lena d'Água

Melhor Atuação
Plutónio na Meo Arena, Lisboa

Prémio Mérito e Excelência
Júlio Isidro

A cerimónia contou também com atuações de Trovante, que em 2026 regressam aos concertos, e Silence 4, que este ano estão, também, de volta aos palcos, bem como da italiana Laura Pausini e do inglês Callum Scott.

Herman José foi homenageado pela sua carreira, num momento com participação de vários atores com quem colaborou ao longo das décadas: Ana Bola, Maria Rueff, Joaquim Monchique e Joana Pais de Brito.

O prémio de Mérito e Excelência foi entregue a Júlio Isidro.