Exclusivo

Blitz

Entrevista a António Manuel Ribeiro (UHF): “O Cristiano Ronaldo para fazer golos chuta à baliza todos os dias. É assim que eu vejo a música”

É um resistente e uma das maiores figuras do rock português. Em 2018, deu à BLITZ uma longa entrevista de vida: a vida pública e a intimidade, o dinheiro e a fama, os amores e os desamores, as drogas e outros demónios, quem já saiu de cena e quem sobrevive. O rock, sempre, no coração. A poucos dias de os UHF terminarem a digressão de 45 anos de carreira na Casa da Música, no Porto - é a 7 de dezembro - republicamos uma grande entrevista com o seu líder desde sempre, António Manuel Ribeiro

António Manuel Ribeiro em 2022
Rita Carmo

Em 1978, em Almada, António Manuel Ribeiro iniciava à frente dos UHF um dos mais singulares percursos do nosso rock. Ininterruptamente, durante quatro décadas, ladeado por inúmeros músicos, o vocalista dos UHF vestiu a pele do eterno rebelde, do rocker que se eterniza em palco e que se recusa a desligar os amplificadores. Em maio de 2018, à BLITZ, jogando ‘em casa’, bem perto do sítio em que os UHF deram os primeiros passos, António Manuel Ribeiro abria o extenso livro da sua vida, falava dos alvores da carreira, das mudanças de editora, dos excessos do rock e dos problemas que as drogas impuseram à sua banda, dos egos e das rivalidades, da saúde e da sensação de mortalidade, do passar do tempo e dos problemas que teve com uma fã que foi longe demais, como nos filmes. Uma entrevista que republicamos no ano que Ribeiro celebrou o seu 70º aniversário e a poucos dias do encerramento da digressão “45 Sobre Rodas”, com um concerto na Casa da Música (Porto), a 7 de dezembro.