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Efeito Taylor Swift: procura de voos dos EUA para Portugal aumentou porque ir aos concertos cá “é muito mais barato”

As companhias aéreas dos Estados Unidos registaram um aumento na procura de voos para a Europa nos dias dos concertos da “Eras Tour”, de Taylor Swift, e Portugal não é exceção. A principal razão? É possível encontrar bilhetes “baratos”

Fãs de Taylor Swift em Paris, maio de 2024
Getty Images

As companhias aéreas dos Estados Unidos registaram um aumento significativo na procura de voos daquele país para países da Europa, nos dias dos espetáculos da “Eras Tour”, de Taylor Swift.

Segundo a CNN, a United Airlines (UA), companhia aérea norte-americana com maior oferta em Portugal, anunciou um aumento de 25% na procura de voos para Lisboa, cidade onde Swift atuará esta sexta-feira e sábado, no Estádio da Luz. Estes números foram comparados com a procura registada ao longo de todo o verão passado.

O mesmo deverá verificar-se nas outras cidades europeias por onde Taylor Swift passará. Na UA, o maior aumento na procura, na ordem de 45%, deu-se para as cidades de Milão e Munique, onde Swift atuará em julho.

Também a Delta e a American Airlines, respetivamente a primeira e segunda maiores companhias aéreas do mundo, indicam uma procura superior à normalmente verificada nesta altura. “A American Airlines percebe claramente quais são os sítios para os quais os ‘swifties’ querem viajar este verão, com procura acentuada para Zurique, Milão, Munique, Amesterdão e Dublin”, avança um porta-voz da empresa à Fox.

A principal razão para este ‘pico’ de procura, assinala a CNN, são os preços europeus, geralmente mais baratos, em parte devido à maior força do dólar em anos recentes (1 dólar equivale a 92 cêntimos, enquanto há dez anos cifrava-se em torno de 72 cêntimos). Outra razão apontada é a maior regulação do mercado secundário de bilhetes: a poucos dias dos concertos na Suécia, era possível comprar bilhetes a cerca de 300 dólares (cerca de 276 euros) no mercado de revenda, enquanto os concertos de Swift em cidades americanas como Miami, New Orleans e Indianápolis, por exemplo, tiveram lugares à venda por valores entre 2000 e 8500 dólares (1843 e 7836 euros) em plataformas como a StubHub.