As companhias aéreas dos Estados Unidos registaram um aumento significativo na procura de voos daquele país para países da Europa, nos dias dos espetáculos da “Eras Tour”, de Taylor Swift.
Segundo a CNN, a United Airlines (UA), companhia aérea norte-americana com maior oferta em Portugal, anunciou um aumento de 25% na procura de voos para Lisboa, cidade onde Swift atuará esta sexta-feira e sábado, no Estádio da Luz. Estes números foram comparados com a procura registada ao longo de todo o verão passado.
O mesmo deverá verificar-se nas outras cidades europeias por onde Taylor Swift passará. Na UA, o maior aumento na procura, na ordem de 45%, deu-se para as cidades de Milão e Munique, onde Swift atuará em julho.
Também a Delta e a American Airlines, respetivamente a primeira e segunda maiores companhias aéreas do mundo, indicam uma procura superior à normalmente verificada nesta altura. “A American Airlines percebe claramente quais são os sítios para os quais os ‘swifties’ querem viajar este verão, com procura acentuada para Zurique, Milão, Munique, Amesterdão e Dublin”, avança um porta-voz da empresa à Fox.
A principal razão para este ‘pico’ de procura, assinala a CNN, são os preços europeus, geralmente mais baratos, em parte devido à maior força do dólar em anos recentes (1 dólar equivale a 92 cêntimos, enquanto há dez anos cifrava-se em torno de 72 cêntimos). Outra razão apontada é a maior regulação do mercado secundário de bilhetes: a poucos dias dos concertos na Suécia, era possível comprar bilhetes a cerca de 300 dólares (cerca de 276 euros) no mercado de revenda, enquanto os concertos de Swift em cidades americanas como Miami, New Orleans e Indianápolis, por exemplo, tiveram lugares à venda por valores entre 2000 e 8500 dólares (1843 e 7836 euros) em plataformas como a StubHub.