O representante dos Países Baixos no Festival da Eurovisão, Joost Klein, terá sido desclassificado pela organização do concurso após ter partido a câmara a uma fotógrafa.
O jornal sueco “Aftonbladet” desmente, desta forma, a AVROTROS, emissora pública dos Países Baixos, que referiu apenas um confronto verbal de Klein com uma fotógrafa da organização.
Fonte próxima do festival referiu, ao jornal, que Klein “era muito agressivo” nos bastidores. A fotógrafa em questão, que não foi identificada, estará a receber “ajuda e apoio” psicológico.
No dia da final, o comentador neerlandês recusou anunciar a votação do seu país, tendo “arrasado” a União Europeia de Radiodifusão (UER). Porém, o “Aftonbladet” escreve que “A UER não teria agido como agiu se não tivesse avaliado o incidente como sendo muito grave”.
Ainda não se sabe o que levou o concorrente neerlandês a partir a câmara da fotógrafa. O incidente foi investigado pelas autoridades suecas e, segundo o “Aftonbladet”, será entregue ao Ministério Público daquele país.
Esta foi a primeira vez, em 68 edições do festival, que um concorrente foi desclassificado entre a semifinal e a final.