Blitz

Eurovisão: o ensaio-geral de Israel foi vaiado na Malmö Arena

Eden Golan, a cantora que representa Israel no Festival Eurovisão, foi mal recebida no palco da Malmö Arena, na Suécia: o público vaiou-a e ouviram-se gritos de “Palestina livre”. “Não nos silenciarão”, responde a emissora pública israelita. ‘Hurricane’, canção israelita, vai tentar apurar-se para a final, esta quinta-feira, na segunda eliminatória

Eden Golan
Sarah Louise Bennett/EBU

Eden Golan, representante de Israel na edição deste ano da Eurovisão, com a canção ‘Hurricane’, foi vaiada ontem num dos ensaios-gerais para a segunda semifinal, que decorre esta quinta-feira na Malmö Arena, na Suécia.

No evento aberto ao público, a plateia não só vaiou a atuação como foram ouvidos gritos de “Palestina livre”, como se pode ver e ouvir em vídeos partilhados na rede social X.

A emissora de televisão israelita, KAN, já reagiu num comunicado citado pelo "Times of Israel": “Eden subiu ao palco com orgulho e fez uma atuação incrível. Não a silenciarão e não nos silenciarão. Amanhã contamos convosco”.

Este ensaio-geral, que tem o nome “Jury Show”, é particularmente importante, porque apesar de nas semifinais ser o voto do público que define quem passa à final, os jurados de cada país são chamados a fazer as suas escolhas no caso de haver dificuldades técnicas com o processo de votação.

Na semifinal desta noite, além dos 16 concorrentes que lutam pela passagem à final, vão também subir ao palco os representantes da França, Espanha e Itália, automaticamente apurados por integrarem os afamados “big five”, ao lado da Alemanha e Reino Unido, países que mais contribuem financeiramente para a União Europeia de Radiodifusão (UER), que organiza a Eurovisão.

Recorde-se que a contestação à presença de Israel na edição deste ano da Eurovisão começou cedo devido à guerra em Gaza, que já vitimou mais de 30 mil palestinianos. Além de petições para retirar o país da competição, artistas de vários países, incluindo Portugal, insurgiram-se contra a presença da concorrente israelita. A UER, contudo, não cedeu e Israel vai mesmo concorrer.

A segunda semifinal decorre hoje a partir das 20h, sendo transmitida em diferido na RTP1 a partir das 22h39. Sobem ao palco, pela seguinte ordem, os representantes de Malta, Albânia, Grécia, Suíça, Chéquia, Áustria, Dinamarca, Arménia, Letónia, San Marino, Geórgia, Bélgica, Estónia, Israel, Noruega e Países Baixos.