O novo álbum de Dua Lipa é um dos destaques desta sexta-feira, no que toca a lançamentos musicais. Coproduzido por Kevin Parker, o senhor Tame Impala, “Radical Optimism” foi apresentado pelos singles ‘Houdini’, ‘Training Season’ e ‘Illusion', sendo inspirado, segundo a britânica, pela cultura rave britânica e pelo psicadelismo. Dua Lipa regressa a Portugal no próximo verão, atuando no NOS Alive, em Algés, a 12 de julho.
Também esta sexta-feira chega “Reasonable Woman”, novo álbum da australiana Sia. Recheado de colaborações, o sétimo longa-duração da artista conta com a participação de Paris Hilton, Kylie Minogue, Chaka Khan ou Labirinth, rapper e cantor britânico.
Confirmado no Vodafone Paredes de Coura no próximo mês de agosto, Mdou Moctar lança hoje “Funeral for Justice”. Editado pelo selo independente norte-americano Matador, o disco explora temas culturais e políticos, como o impacto da ingerência internacional no Níger, país do qual o músico é natural, e a substituição das línguas indígenas pelas dos colonizadores.
Quem também tem presença anunciada em Portugal, para concertos em Lisboa e no Porto, no próximo mês de outubro, é o saxofonista norte-americano Kamasi Washington. Esta sexta-feira, o músico “Fearless Movement”, o seu quinto álbum, que apresenta como um disco “de dança”, no sentido de “movimento e expressão através do corpo”. O disco conta a participação de André 3000, Thundercat e George Clinton e foi inspirado pela filha de Kamasi Washington, que também participa no disco.
De Glasgow, na Escócia, chega “Look to the East, Look to the West”, o primeiro álbum dos Camera Obscura em 11 anos. ‘Big Love’ foi o primeiro single do sexto longa-duração da banda de Tracyanne Campbell.
Resposta a Drake, que recentemente o ‘atacou' no tema ‘Push Ups’, ‘Euphoria’ é o novo tema de Kendrick Lamar (e quem acompanha a contenda declarou que a vitória é do rapper de Compton).
Em Portugal, é hoje lançado “Underwater, feels like eternity”, o novo álbum de Cat Falcão na pele de Monday. ‘Metade’ da banda Golden Slumbers, a cantora-compositora regressa com o seu alter-ego a solo, no primeiro disco que produz na íntegra.
Entre a pop, a folk e o dream pop, o sucessor do EP “Room For All” (2020) reúne dez canções de arranjos delicados, fruto de uma época de “reflexão profunda e reclusão” na vida da autora.
Em comunicado, “Underwater, feels like eternity” é apresentado como “uma aceitação da nostalgia da despedida da década dos 20 e de relações passadas [e] uma ode à independência pessoal, não só um fazer as pazes com as incertezas da vida, como saber tirar o maior proveito delas.”
O disco será apresentado a 20 de junho no Maus Hábitos, no Porto, com primeira parte de Calcutá, e a 22 do mesmo mês na Sala Lisa, em Lisboa.
‘Lifeline’ é o título da colaboração da portuguesa MARO com o músico Nasaya. Nascido na Ilha da Reunião, Nasaya estudou, tal como MARO, na Berklee College Of Music, nos Estados Unidos, e já trabalhara com a cantora-compositora há dois anos, no tema ‘Tempo’. Quanto a MARO, encontra-se numa digressão pela Europa.
Quem também tem música nova são os Pluto. ‘Quadrado’ é o título do single lançado esta sexta-feira pela banda de Manel Cruz, Peixe, Edu Silva e Ruca Lacerca. A canção fala, segundo Manel Cruz, sobre “os nossos preconceitos, os nossos vícios de pensamento, os nossos hábitos, tudo é supostamente estático quando resistimos à mudança. Mas a vida encarrega-se de ser uma corrente que nos leva onde não pensávamos ir. Resta-nos a hipótese de escolher entre irmos pelo nosso pé ou sermos arrastados.”
O vídeo é de Augusto Lado e o tema deverá integrar o concerto dos Pluto no Rock in Rio Lisboa, a 15 de junho.
Por último, deixamos o novo single dos Virgem Suta, ‘Dois Dias’. A canção é a primeira amostra do quarto álbum da dupla formada por Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo. O disco será lançado em outubro e apresentado ao vivo no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a 12 desse mês, e na Casa da Música, no Porto, a 21