Exclusivo

Blitz

“Back to Black”: os últimos dias da vida de Amy Winehouse, uma vertiginosa tendência para o abismo

A vida de Amy Winehouse (1983-2011), repleta de altos e baixos, parecia tender sempre para o precipício. Os últimos meses da artista não foram diferentes. Republicamos uma reconstituição pormenorizada dos derradeiros passos da voz de ‘Rehab’, falecida em julho de 2011, numa altura em que chega ao cinema “Back to Black”, a ‘biopic’ de uma das vozes mais destacadas do século XXI

Amy Winehouse em 2010
Getty Images

Escolheu voltar aos palcos depois de muito tempo de afastamento com uma série de concertos no Brasil no início de 2011. Entre aplausos e apupos, Amy Winehouse foi criando um plano de regresso que nunca chegou a concretizar-se verdadeiramente porque a boa forma que se anunciava não condizia com atuações errantes. O concerto que chegou a estar marcado para a edição desse ano do festival Sudoeste poderia ter ajudado a apagar da nossa memória as imagens profundamente tristes da atuação no Rock in Rio Lisboa, em 2008? Nunca saberemos.

2010
2 de junho

Amy deixa-se fotografar em público pela primeira vez com o novo namorado, o realizador Reg Traviss. As imagens espalham-se pelos tabloides, que anunciam com pompa e circunstância o início de uma nova etapa, menos turbulenta, da vida amorosa da cantora. Um dia antes de as fotos serem divulgadas, o pai Winehouse tinha revelado numa entrevista televisiva que a filha tinha encontrado um «gajo normal».