Blitz

Morreu Rick Davies, vocalista e teclista dos Supertramp

Teclista e vocalista dos Supertramp, a par de Roger Hodgson, tem nos seus créditos êxitos absolutos como ‘Bloody Well Right’ ou ‘Goodbye Stranger’

Rick Davies, dos Supertramp, em 1979
Getty Images

Morreu Rick Davies, vocalista, teclista e co-fundador dos Supertramp. O músico inglês tinha 81 anos e faleceu no passado sábado na sua casa em Long Island, no estado norte-americano de Nova Iorque.

De acordo com comunicado emitido pela banda, Davies sucumbiu a doença prolongada. “Tivemos o privilégio de o conhecer e tocar com ele ao longo de 50 anos. Endereçamos os nossos sinceros pênsames a Sue Davies [viúva e manager da banda desde 1984]. A “Rolling Stone” avança que Davies padecia há mais de uma década de mieloma múltiplo, uma forma de cancro do sangue.

Rick Davies formou os Supertramp em Londres no ano de 1969 com o guitarrista Richard Palmer, o baterista Robert Millar e o vocalista e baixista Roger Hodgson. Depois de um início discreto, a banda, que começou por assumir uma sonoridade prog-rock, chega às tabelas de vendas com o álbum “Crime of the Century” (1974), graças a êxitos pop/rock como ‘Bloody Well Right’ (composta e cantada por Davies), ‘Dreamer’ e ‘School’.

Apesar de Hodgson, o vocalista de voz mais aguda, ser o compositor que mais êxitos colecionou (de ‘Dreamer’ a ‘Logical Song’), o teclista é o compositor de sucessos como ‘Goodbye Stranger’, ‘Cannonball’ ou ‘Crime of the Century’. O álbum “Breakfast in America”, de 1979, venderia mais de 20 milhões de cópias até 2010.

A banda estava inativa desde 2011, tendo cancelado uma digressão europeia prevista para 2015, precisamente devido a problemas de saúde de Rick Davies. Hodgson abandonou a formação em 1984.