Estão neste momento escolhidas todas as canções que irão ser apresentadas na edição de 2024 da Eurovisão, que se realiza em Malmö, na Suécia, de 7 a 11 de maio.
Portugal será representado por Iolanda, com ‘Grito’, tema vencedor do Festival da Canção. De acordo com o website “Eurovision World”, que reúne as tendências de várias casas de apostas, a canção está muito longe de poder vir a vencer: ocupa o 33º lugar na lista de favoritos, à frente apenas das concorrentes do Luxemburgo, Moldova, Chéquia e São Marino.
A grande favorita é, por agora, ‘Rim Tim Tagi Dim’, do cantor croata Baby Lasagna: o ranking do “Eurovision World” dá-lhe 20% de probabilidades de vencer.
Segue-sem ‘La Noia’, de Angelina Mango, a representante de Itália, e ‘Teresa & Maria’, de alyona alyona e Jerry Heil, concorrentes da Ucrânia, ambas com 12%.
A Suécia não parece, por agora, candidata a repetir a vitória de 2023: ‘Unforgettable’, de Marcus e Martinus, reúne apenas 2% de probabilidades de vencer, ex aequo com os concorrentes do Reino Unido, Lituânia, Áustria, Noruega e Finlândia.
Ainda não foram disponibilizadas as odds para cada uma das semifinais, mas de acordo com os indicadores gerais a canção portuguesa ficaria abaixo das 10 apuradas na primeira semifinal, na qual compete com mais 14 concorrentes: nessa eliminatória, a ter lugar a 7 de maio, e novamente tendo como única base as probabilidades apresentadas neste ranking, Portugal teria abaixo de si apenas as canções do Luxemburgo e da Moldávia.
Recorde-se que iolanda atua na primeira semifinal do concurso, marcada para o dia 7 de maio, juntamente com os representantes da Croácia, Chipre, República da Irlanda, Lituânia, Polónia, Sérvia, Ucrânia, Austrália, Azerbaijão, Finlândia, Islândia, Luxemburgo, Moldova e Eslovénia, sendo que a artista portuguesa será a penúltima a subir ao palco. A final, onde já estão Suécia, Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido, está marcada para o dia 11 de maio.