O público do festival South By Southwest (SXSW), que se realizou ao longo desta semana em Austin, no Texas (EUA), vaiou uma apresentação em vídeo que tinha uma mensagem pró-Inteligência Artificial (IA).
Ao longo da edição deste ano, foram vários os painéis dedicados à IA, e foram exibidos vídeos de promoção a esta nova tecnologia antes de apresentações de novos filmes e séries - o que não agradou a quem acorreu ao festival apenas para assistir a estas últimas.
A mostra de um vídeo pró-IA levou o público que queria assistir às estreias de “The Fall Guy” e “Immaculate” a mostrar o seu desagrado dentro da sala, com as maiores vaias a irem para uma declaração de Peter Deng, Vice-Presidente da OpenAI e Gestor de Produto do ChatGPT: “Na verdade, acredito que a IA nos torna mais humanos”.
O sentimento anti-IA esteve presente noutros painéis ao longo do SXSW. A escritora Sandy Carter, autora do livro “The Tiger and the Rabbit: Harnessing the Power of the AI and Blockchain for Business Success”, também foi bastante criticada pela sua posição em relação à IA, tendo dito aos presentes que “deveriam parar de resistir e começar a aprender”.
Para além das críticas à IA, a edição deste ano do SXSW ficou marcado pelo boicote de vários artistas ao evento, devido à presença do exército norte-americano como patrocinador do festival.