Os Perpétua, banda apurada para a final do Festival da Canção com o tema ‘Bem Longe Daqui’, partilharam na rede social Instagram uma mensagem sobre o estado de saúde da vocalista, Beatriz Capote, que quase terá cancelado a participação do grupo na primeira semifinal do concurso, no passado sábado.
Agradecendo aos fãs, à sua equipa e à organização do Festival da Canção, a banda originária da Gafanha da Nazaré escreve: “Tivemos uma semana muito dura, mas conseguimos subir a palco. A verdade é que estivemos muito próximos de ter que desistir”.
“A nossa Beatriz tem uma doença rara, que é controlável mas que irá ficar com ela para a vida toda”, explicam, “na semana passada teve uma crise que a impediu de estar presente nos ensaios. A nossa primeira preocupação foi com ela porque os sintomas e as consequências são duras”.
Assumindo que decidiram não desistir e rumar a Lisboa, depois de conversarem com a equipa da RTP, acrescentam: “ensaiámos como podíamos e ficámos a aguardar a evolução da doença e dos sintomas da Bea para perceber se era possível atuar no Festival da Canção”.
“A nossa participação deve-se à coragem e à força inexplicável que ela conseguiu canalizar para a nossa atuação”, concluem, “para nós, já era uma vitória enorme subir ao palco, mas recebemos o miminho de passar à final e poder voltar a pisar aquele que é o nosso maior palco até agora”.
Recorde-se que além de ‘Bem Longe Daqui’ dos Perpétua, passaram à final do Festival da Canção os temas ‘Pontos Finais’ de Rita Rocha, ‘Teorias da Conspiração’ de Nena, ‘Grito’ de Iolanda’, ‘… Pelas Costuras’ de João Borsch e ‘Memory’ de Noble. A segunda semifinal decorre no próximo sábado e a final acontece a 9 de março.