"Às 10.18 horas as luzes apagaram-se para deixar ver o palco em tons roxos, a histeria começou. Os gritos das meninas que estavam nas bancadas aumentaram quando viram, nos bastidores, a silhueta de Kurt Cobain a acender um cigarro. A guincharia aumentou ainda mais quando os músicos entraram em palco. À esquerda estava Kurt Cobain, ao meio Krist Novoselic e Pat Smear na ponta direita", escreveu António Freitas no jornal BLITZ, na edição que seguiu o muito aguardado concerto em Portugal, ocorrido a 6 de fevereiro de 1994. Era o primeiro concerto da volta europeia da última digressão dos Nirvana com Kurt Cobain, que viria a ser encontrado morto a 5 de abril seguinte. A In Utero Tour nunca chegaria ao fim - o último concerto aconteceu em Munique, na Alemanha, a 1 de março; as restantes datas ficaram adiadas para sempre.
Exclusivo
O mítico concerto dos Nirvana em Cascais foi há 30 anos: Kurt Cobain estava “apático”, houve “muito mosh” e um som de “panela de pressão”
A única passagem por Portugal dos Nirvana teve lugar a 6 de fevereiro de 1994, no Dramático de Cascais. Kurt Cobain não estava bem e deixaria este mundo pouco depois, mas as memórias fixaram-se no imaginário de uma geração. Recuperamos testemunhos publicados originalmente em 2011 e 2019 – de responsáveis pela editora e promoção do grupo em Portugal ao espectador (e, em 94, futuro músico) David Fonseca – e juntamos-lhes vídeos e imagens de um dos concertos mais emblemáticos dos últimos trinta anos de música ao vivo no nosso país. Vale a pena recordar