O regresso de Paulo de Carvalho aos álbuns é um dos destaques desta sexta-feira, no que toca a novidades musicais. “2020”, o novo álbum do veterano da música portuguesa, surgiu a partir de mensagens de voz trocadas por telefone durante a pandemia, contando com a participação de Ivan Lins, Selma Uamusse, Carlos Mendes, Boss AC ou Luiz Caracol, entre outros. Todas as 12 canções de “2020” foram escritas por Paulo de Carvalho.
Também de volta está Mimicat. A vencedora do Festival da Canção de 2023 acaba de lançar ‘Peito’, canção a incluir no seu próximo álbum. Apresentada como “balada pop que aborda uma história de amor que terminou, deixando luto e vazio”, ‘Peito’ foi escrita por Mimicat e composta em parceria com Filipe Survival. O vídeo foi realizado, também, pela cantora, e mostra o seu novo visual, distante do de ‘Ai Coração’.
Após uma ausência de 15 anos, os portugueses Micro Audio Waves lançam hoje o álbum “Glimmer”. Em comunicado, pode ler-se que a banda de Cláudia Efe, Flak, C. Morg e Francisco Rebelo está “mais pop e audaz” do que nunca. Esta sexta-feira estreia-se também o espetáculo dos Micro Audio Waves com o coreógrafo Rui Horta, também intitulado “Glimmer”. O mesmo pode ser visto no Teatro Aveirense a 2 e 3 de fevereiro, em Ourém a 17, nas Caldas da Rainha a 24, em Viseu a 1 e 2 de março e em Guimarães a 9. Mais datas serão anunciadas em breve.
Esta semana, chegou também ‘Sonhei Coisa Proibida’, primeira canção do disco a solo de Hélio Morais, conhecido como músico de Linda Martini e PAUS. ‘Sonhei Coisa Proibida’ antecipa o lançamento de “Pisaduras”, álbum previsto para 23 de fevereiro, e é descrita como uma canção “crua e honesta”. O álbum foi gravado entre Lisboa, Pernambuco e São Paulo, com músicos brasileiros e portugueses. A 9 de março, será apresentado ao vivo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Outro single desta primeira semana de fevereiro é ‘Maré de Sorte’, de Teresinha Landeiro. O tema antecipa “Para Dançar e para Chorar”, álbum nas lojas a 23 de fevereiro. A 9 de março, a fadista atua no Teatro Aveirense, a 26 no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e a 20 de abril no Teatro Cinema de Fafe.
Com edição prometida para 3 de maio, “Underwater, Feels Like Eternity”, da cantora-compositora Monday, tem também um novo single. ‘Intentions’ apresenta um ambiente “noturno melancólico” e um vídeo realizado em Londres por André Tentugal e Le Joy.
A 5 de abril, Benjamim lança o seu quarto álbum, “As Berlengas”, do qual ‘Atrás da Barricada’ é a nova amostra. “Um tema que se insurge como a luz que irrompe pela ferida” é a descrição da canção, que se segue ao instrumental "As Berlengas (Parte I)'.
A semana ficou ainda marcada pelo regresso dos Três Tristes Tigres, que em ‘Exodus’ cantam palavras de Regina Guimarães com a convidada especial A Garota Não.
“Tudo e todos – sementes, animais, humanos – nos deslocámos e deslocaremos pelo espaço e pelo tempo. Tal como o chão a nossos pés, a areia da duna que avança ou o mar invasor, todos nascemos migrantes”, são as palavras cantadas por Ana Deus, que realizou o vídeo, e Cátia Oliveira, aka A Garota Não.
“Atlas”, o novo álbum dos Três Tristes Tigres, deverá sair no primeiro semestre deste ano.