Blitz

Filme com Daniela Melchior, Joaquim de Almeida e Jake Gyllenhaal foi boicotado pelo próprio realizador

Quando soube dos planos da Prime Video para o ‘remake’ de “Profissão: Duro”, filme dos anos 80 protagonizado por Patrick Swayze (papel agora revivido por Jake Gyllenhaal), Doug Liman tomou uma decisão radical. “A Amazon só quer vender artigos de canalização”, critica

Jake Gyllenhaal, Daniela Melchior

O realizador Doug Liman não vai comparecer na antestreia mundial do seu filme “Road House”, previsto para a sessão de abertura do festival South by Southwest, em Austin, estado norte-americano do Texas, a 8 de março.

O realizador protesta contra o facto do serviço Prime Video, da Amazon, lançar apenas em ‘streaming’ um filme que, considera, foi feito para a escala de uma sala de cinema.

“Celebrei contrato com a MGM para fazer um filme para o grande ecrã. Entretanto, a Amazon comprou a MGM. A Amazon disse-me para fazer um bom filme e depois logo se veria. Eu fiz um bom filme. Fizemos de 'Road House' um ‘sucesso retumbante’, e as palavras não são minhas, são da Amazon (…) Ao contrário do que diz, a Amazon não está interessada em apoiar o cinema e (…) está usar ‘Road House’ para vender artigos de canalização”, afirma Liman.

"Road House" é um ‘remake’ do filme que em Portugal contou com o título “Profissão: Duro”, em 1989, protagonizado por Patrick Swayze e Kelly Lynch; agora com Jake Gyllenhaal como um antigo lutador que vai trabalhar para um bar da Flórida, papel para o qual teve de passar por uma transformação física. Os atores portugueses Daniela Melchior e Joaquim de Almeida também participam num filme que conta no seu elenco com um lutador real: Conor McGregor.

"Deixarão de existir salas de cinema se não colocarmos lá filmes populares como 'Road House', que as pessoas querem mesmo ver no grande ecrã e que foi feito para o grande ecrã. Sem salas, não há sucessos de bilheteira comerciais que permitem apostar em filmes originais e novos realizadores. Sem salas, acabam-se as estrelas de cinema", remata um desiludido Liman.