Na última sexta-feira do ano, destacamos alguns lançamentos recentes. Há cerca de uma semana, a portuguesa Surma lançou um EP de homenagem ao japonês Ryuichi Sakamoto, desaparecido no passado mês de março. “if i'm not home : i'm not far away” reúne nove peças “curtas, contemplativas e maioritariamente instrumentais”, constituindo “uma viagem de reflexão” sobre a solidão, a distância, a empatia, o amor e a família. O EP já está disponível em todas as plataformas digitais.
Também digitalmente, foi esta semana editado “Jorge Palma Ao Vivo no NOS Alive”, disco que regista a passagem do músico português pelo festival de Algés, no passado mês de julho. Elogiado pela BLITZ, o concerto está, também, disponível no YouTube de Jorge Palma.
"De todos os concertos que fizemos este ano, o do NOS Alive salientou-se pelo facto de ter acontecido uma espécie de tempestade perfeita. Desde a execução vocal e instrumental à captação do som, da energia em palco à cumplicidade do público, tudo deslizou sobre rodas e foi um momento, realmente, memorável”, escreveu Jorge Palma.
“Por norma, todos os meus concertos são gravados em multipistas, com a finalidade de irmos ouvindo, analisando e comparando o que se vai fazendo, sempre na mira de aperfeiçoarmos o nosso trabalho. Como este foi tão especial, surgiu a ideia de se colocar o concerto nas plataformas digitais, depois de um intenso trabalho de tratamento do som, canção a canção, misturas e masterizações rigorosas. Enfim, o resultado está à vista, mais propriamente ao ouvido. Obrigado a todos os que, como sempre, deram o seu melhor para que tudo isto acontecesse", agradece o veterano.
Em palco com Jorge Palma estiveram João Correia (bateria), Nuno Lucas (baixo), Pedro Vidal (guitarra, coros e direção musical) e Vicente Palma (teclas, guitarra e coros). Do alinhamento constaram vários clássicos do cantor-compositor, assim como temas do disco “VIDA”, que lançou este ano. O som foi misturado por Pedro Vidal e masterizado por Mário Barreiros.
Por seu turno, Os Quatro e Meia lançaram ‘Guarda a Tua Alma’, primeiro single do seu próximo álbum, a editar em 2024. Apresentada como “um tema sobre a intensidade e a esperança, sobre amar a essência mais do que a existência física”, a canção vem sendo tocada ao vivo e está incluída no disco ao vivo da banda no Estádio Cidade de Coimbra.
A 31 de dezembro, Os Quatro e Meia atuam na passagem de ano no Terreiro de Paço, em Lisboa. A 22 de junho, dão um concerto no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, com Miguel Araújo.
A última semana fica marcada, também, pela chegada de ‘Relógio’, tema do madeirense Zarco, que sobre o mesmo escreveu: "É a expressão da minha reflexão sobre como vivemos cada segundo como se estivéssemos numa corrida constante contra o relógio". Igualmente radicada na Madeira, a transmontana Emmy Curl apresentou a canção ‘Botar Água na Vinha’, que explora a relação entre cuidar de plantas e as práticas de “self care”.
Despedimo-nos com a prenda de Natal dos norte-americanos The Killers, que chegou sem nome, e o novo tema de Father John Misty, 'Corpse Dance’, incluído num novo álbum ao vivo, editado digitalmente esta semana