Blitz

Música nova para o fim de semana: os jogos dos The Kills, o regresso dos Duran Duran e uma banda portuguesa que volta catorze anos depois

O duo Kills, os veteranos Duran Duran e o primeiro disco em quase uma década e meia dos portugueses Micro Audio Waves estão entre as principais propostas desta última sexta-feira de outubro. Para ouvir ainda: o álbum número 25 para os incansáveis King Gizzard & the Lizard Wizard e a estreia do cantor-compositor Francisco Fontes

Duran Duran

Na última sexta-feira de outubro, o disco novo da dupla The Kills é um dos destaques. “God Games” é o primeiro álbum de Alison Mosshart e Jamie Hince em sete anos e foi apresentado em entrevista à BLITZ pelos próprios músicos: pode saber tudo sobre o sexto longa-duração da banda anglo-americana aqui.

Quem também está de regresso são os Duran Duran, que hoje lançam “Danse Macabre”. No seu 16.º trabalho de estúdio, alusivo ao Halloween, a banda britânica inclui três inéditos e várias versões, quer de algumas das suas próprias canções quer da de outros artistas, como Billie Eilish ('Bury a Friend'), Rolling Stones ('Paint It Black') e Talking Heads ('Psycho Killer', com Victoria Angelis, dos Måneskin). Nile Rodgers é outro dos convidados de um disco que conta, pela primeira vez desde 2004, com o contributo de Andy Taylor na guitarra.

Provavelmente a banda rock mais produtiva da sua geração, os australianos King Gizzard & the Lizard Wizard lançam esta sexta-feira “The Silver Cord”, 25.º álbum de um percurso iniciado há 13 anos. Com maior ênfase nos sintetizadores, “The Silver Cord” sucede a “PetroDragonic Apocalypse…”, lançado há apenas quatro meses.

Com regresso a Portugal marcado para fevereiro, mês em que tocam no Porto, os britânicos IDLES já partilharam um single do novo álbum. Com a voz dos convidados James Murphy e Nancy Whang, dos LCD Soundsystem, ‘Dancer’ é a primeira amostra de “Tangk”, que chega a 16 de fevereiro.


Em Portugal, Pedro Moutinho tem um novo EP. Chama-se “Água” e inclui quatro canções, servindo de “segunda parte” do projeto Casa d'Água, iniciado em janeiro com o EP “Casa”. Produzido por João Correia e Frankie Chavez, que tocaram, também, a maioria dos instrumentos, “Água” oferece as canções 'Noite de Saudade' (música de Carminho e poema Florbela Espanca); ‘Carolina’ (letra de Francisca Cortesão e música de João Correia); ‘Algo que Esvoaça’ (letra de Amélia Muge e música de Mário Laginha) e ‘Dança’ (letra de Teresinha Landeiro e música de Pedro Castro).

Também esta sexta-feira, chega o primeiro álbum do cantor-compositor português Francisco Fontes. “Cosmpolita” reúne oito canções “contemplativas, íntimas e de quem consegue parar e observar no meio do caos da cidade”. O disco chega é editado pela Lay Down Recordings, responsável, este ano, pelo lançamento do segundo álbum de April Marmara, “Still Life”, e será apresentado no Musicbox, em Lisboa, a 10 de novembro. Em palco, Francisco Fontes, que começou como baterista autodidata e em 2021 lançou um EP, será acompanhado por uma banda de sete músicos.


Terminamos com o tema de regresso dos Micro Audio Waves. 14 anos depois do último álbum, a banda de Cláudia Efe (voz), Flak (guitarra e programações), C.Morg (teclados e programações) e Francisco Rebelo (baixo) está de volta com ‘Liquid Luck’, primeira amostra de “Glimmer”, o seu quinto álbum, previsto para o primeiro trimestre de 2024. Em comunicado, pode ler-se que “Glimmer” está a ser pensado, também, como espetáculo audiovisual, performático e tecnológico, construído com o coreógrafo Rui Horta.