Na última sexta-feira do mês, são muitas as novidades musicais, sobretudo a nível nacional, com álbuns novos de Salvador Sobral, Legendary Tigerman, Expresso Transatlântico, Filipe Sambado e PAUS.
“Timbre” é o título do quarto álbum de Salvador Sobral. Escrito pelo próprio intérprete, em parceria com o venezuelano Leo Aldrey, o sucessor de “bpm” (2021) representa uma resposta mais “solar” àquele trabalho e conta com a participação do uruguaio Jorge Drexler, da mexicana Silvana Estrada, da francesa Barbara Pravi e de Luísa Sobral, irmã de Salvador. Pode saber tudo sobre “Timbre” ouvindo a entrevista de Salvador Sobral no podcast Posto Emissor desta semana.
Também de regresso aos álbuns está Legendary Tigerman. Inspirado por uma temporada em Paris, o músico português gravou “Zeitgeist”, sétimo longa-duração de uma carreira que, em 2023, conhece uma viragem. Desta feita, Paulo Furtado apostou nos sintetizadores modulares, e numa sonoridade inspirada por bandas como Suicide ou Nine Inch Nails. Do longo elenco de convidados, destaque para Delila Paz, dos norte-americanos The Last Internationale; os portuenses Best Youth; a atriz e cantora Asia Argento ou Anna Prior, dos Metronomy. À semelhança de Salvador Sobral, Legendary Tigerman esteve no Posto Emissor, podcast da BLITZ, para revelar tudo sobre “Zeitgeist”.
Depois de um verão cheio de concertos, os Expresso Transatlântico lançam esta sexta-feira o seu aguardado álbum de estreia. Chama-se “Ressaca Bailada” e tem na “euforia e libertação” os grandes motes. Neste disco, a banda de Gaspar Varela, Sebastião Varela e Rafael Matos inclui temas como ‘Barquinha’, com Conan Osiris, ‘Bombália’ ou ‘Gangster (Canção para Dead Combo)', numa homenagem a uma das suas grandes referências.
Também esta sexta-feira, chega o novo álbum de Filipe Sambado. Composto por 15 temas, “Três Anos de Escorpião em Touro” vem sendo apresentado por temas como ‘Talha Dourada’ ou ‘Laranjas/Gajos’ e reflete os últimos anos da vida da artista: “Aconteceram em mim mudanças significativas durante estes ‘Três Anos de Escorpião em Touro’", explica em comunicado. "A minha reafirmação de género, uma reconstrução familiar (ser pai, mãe, papita ou outro papel de parentalidade não binária), reapropriação discursiva, incerteza, ansiedade, depressão, que trouxeram consigo um confronto com a identidade.” O disco será apresentado no Lux, em Lisboa, a 16 de novembro, e a 23 do mesmo mês no CCOP, no Porto.
“PAUS e o Caos” é o título do novo álbum dos portugueses PAUS, que partiram para este álbum com a premissa de que “o controlo é uma ilusão”. O disco estará disponível em formato digital e em vinil, à venda nos concertos da banda, que escolheu como singles ‘Da Boca do Lobo’ e ‘Calma’. O trabalho, que conta com Iúri Oliveira nas percussões, João Cabrita nos sopros e Thomas Attar na guitarra, é apresentado esta sexta-feira, 29 de setembro, no Mouco, no Porto, e a 3 de outubro no Maria Matos, em Lisboa.
A nível internacional, destaque para o novo álbum dos Wilco, “Cousins”. Produzido por Cate Le Bon, responsável, também, pelo mais recente trabalho de Devendra Banhart, “Cousins” é o 13.º trabalho de estúdio da banda de Jeff Tweedy, que no passado mês de agosto atuou no Vodafone Paredes de Coura.
Esta sexta-feira, há também muitos singles a chegar às rádios e ao streaming: é o caso de Slow J, que hoje apresenta ‘CorDaPele’, terceiro single do seu próximo álbum, “Afro Fado”; dos Happy Mess, com ‘Film Noir’, nova amostra do álbum a lançar em 2024; de Bárbara Bandeira, que com ‘Cristaliza’ antecipa o lançamento do primeiro álbum, “Finda”, e de Mafalda Veiga, que hoje apresenta ‘Madrid ou Pequim’, canção retirada do EP “Geografia Particular”, a sair no próximo ano. ‘Madrid ou Pequim’ tem letra e música de Mafalda Veiga, arranjos de João Só e Nick Suave e masterização de Mário Barreiros.
Destaque ainda para os Bateu Matou, que hoje lançam ‘Falam Bué’, um single com música e letra de Riot, Ivo Costa, Miguel Pité e Quim Albergaria, apresentado como “uma sátira ao discurso retórico, aos treinadores de bancada, aos que julgam e pouco fazem.” Com participação de Raissa e Pité, 'Falam Bué antecipa o EP “Batedeira”, que sairá ainda este ano.