Faleceu aos 56 anos Sinéad O'Connor, noticiou o jornal “Irish Times”, citando declaração emitida pela família da artista que, numa breve nota, se diz “devastada” pela perda e pede “privacidade nesta altura muito difícil”. Não são conhecidas as causa da morte da cantora.
A artista tornou-se mundialmente famosa quando, no seu segundo álbum de originais de 1990, incluiu uma versão de ‘Nothing Compares 2 U’, um original de Prince. Mais tarde, a família de Prince viria a impedir a utilização dessa canção num documentário sobre a cantora irlandesa. "Ela não merece usar a canção", argumentou a meia-irmã de Prince, autor de 'Nothing Compares 2 U'. A decisão pode estar relacionada com acusações que Sinéad O'Connor fez ao próprio autor da canção.
Para a história ficam as imagens do videoclip dessa canção, em que Sinéad verte uma lágrima durante um dos trechos mais comoventes, mas também um conjunto de atitudes provocadoras que lhe foram dando lastro de génio mas que prejudicaram indubitavelmente a sua carreira. Em 1992, quando rasgou uma fotografia do Papa João Paulo II durante uma atuação no programa de televisão norte-amaericano Saturday Night Live, o seu nome voltou a correr mundo.
Num concerto de homenagem a Bob Dylan, Sinéad O'Connor deparou-se com um público indignado com o facto de, poucos dias antes, ter rasgado a fotografia do Papa em direto na televisão. A cantora irlandesa foi obrigada a sair de palco e ficou tudo registado em vídeo.
Recentemente, utilizou as redes sociais para declarações mais ou menos iconoclastas e que davam conta de um estado de saúde descompensado. A morte de um dos seus filhos, aos 17 anos, em janeiro de 2022, foi outros dos factos que marcou indubitavelmente a sua vida pessoal, tornando públicos esses momentos de sofrimento durante o início do ano passado, chegando a ser hospitalizada. “Sinto-me perdida sem o meu filho e odeio-me”, disse na ocasião.
Atuou em Portugal a 25 de junho de 1995, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. A artista esteve noutras ocasiões em Portugal enquanto passava férias. Em 2021, tinha anunciado o fim da carreira. O trailer do documentário que lhe é dedicado, e que estreou em setembro de 2022, pode ser visto aqui. O filme passou então no festival Indie Lisboa.