Exclusivo

Blitz

Sinéad O'Connor (1966-2023): “Não basta pensarmos que somos iguais, porque não nos amamos uns aos outros como dantes. Culpo a religião”

Em 2020, Sinéad O'Connor deu uma entrevista ao Expresso, na qual revelou que se preparava para estudar enfermagem e refletiu sobre momentos icónicos da sua carreira, como aquele em que rasgou uma fotografia do Papa João Paulo II em direto na televisão. O facto de não considerar “uma ótima mãe” e as recordações de Portugal, onde dizia ter visto “a lua mais bonita” da sua vida, foram outros dos temas da conversa com a cantora cuja morte foi anunciada esta quarta-feira. Tinha 56 anos

Sinéad O’Connor

Republicação de uma entrevista de Sinéad O'Connor publicada na revista E, do Expresso, a 3 de outubro de 2020. A notícia da morte de Sinéad O'Connor foi conhecida a 26 de julho de 2023.

O mundo ficou a conhecê-la quando, com pouco mais de 20 anos, agarrou com unhas e dentes ‘Nothing Compares 2 U’, canção de Prince que rapidamente tornou sua. Trinta anos volvidos, e muitas polémicas depois, Sinéad O’Connor continua a cantar e acaba de tornar pública a sua versão da canção tradicional ‘Trouble of the World’, celebrizada pela cantora gospel norte-americana Mahalia Jackson no final da década de 50. Em conversa com o Expresso, a artista de 53 anos, recentemente convertida ao islão, reflete sobre como é ser mulher no século XXI, a crise da democracia e aquele momento icónico, no ido ano de 1992, em que rasgou a fotografia do Papa João Paulo II na televisão.