Blitz

Morreu Paul Ryder, dos Happy Mondays

O baixista dos Happy Mondays foi encontrado sem vida poucas horas antes de um concerto da banda. Era irmão do vocalista Shaun Ryder

Paul Ryder, dos Happy Mondays
Getty Images

Morreu Paul Ryder, baixista e um dos membros fundadores dos Happy Mondays. Era irmão do vocalista Shaun Ryder e contava 58 anos.

De acordo com o "The Sun", o músico foi encontrado sem vida poucas horas antes de um concerto dos Happy Mondays no Kubix Festival, em Sunderland, no Reino Unido. As circunstâncias e causa de morte não foram divulgadas.

Nas redes sociais, a banda diz-se "profundamente triste" e "chocada" pela morte de Paul Ryder, "esta manhã".

Paul e Shaun Ryder formaram os Happy Mondays em Salford, Manchester, no ano de 1980. Ao baixista e vocalista, respetivamente, juntaram-se Bez (dança, percussão), Mark Day (guitarra), Gary Whelan (bateria) e Paul Davis (teclados). Todos, exceto Davis, faziam parte da atual formação dos Happy Mondays, reunida em 2012 com a também vocalista Rowetta (que entrara para a banda em 1990).

Entre o final dos anos 80 e o início dos 90, a banda foi um dos porta-estandartes do som "Madchester", ligada à cena rave, misturando elementos de indie rock britânico dos anos 80, funk, house e psicadelismo. Este coquetel foi exemplarmente encapsulado em "Pills 'n' Thrills and Bellyaches", álbum de 1990 que continha os sucessos 'Step On' e 'Kinky Afro'. Em Portugal, a banda atuou em julho de 1991 na primeira parte de Santana, no Estádio Alvalade, em Lisboa, e na edição de 2016 do Festival de Vilar de Mouros.