Este sábado, a partir das 20h, tem lugar na arena Palo Olimpica, em Turim, a final da edição de 2022 do Festival da Eurovisão.
Portugal será representado por MARO, com 'Saudade, Saudade', a terceira canção a ser apresentada na gala que elenca 25 canções de 25 países e onde os italianos Maneskin, vencedores do certame no ano passado em Roterdão (Holanda), apresentarão ao vivo o seu mais recente single, 'Supermodel'.
Assista a atuações ao vivo das 25 canções a concurso, tal como apresentadas já na arena de Turim, sendo que 20 foram apuradas em duas semifinais e 5 (Itália, França, Alemanha, Espanha e Reino Unido) têm entrada direta na final. A ordem é a de entrada em cena:
1. República Checa: We Are Domi – "Lights Off"
2. Roménia: WRS – "Llámame"
3. Portugal: MARO – "saudade, saudade"
4. Finlândia: The Rasmus – "Jezebel"
5. Suíça: Marius Bear – "Boys Do Cry"
6. França: Alvan & Ahez – "Fulenn"
7. Noruega: Subwoolfer – "Give That Wolf A Banana"
8. Arménia: Rosa Linn – "Snap"
9. Itália: Mahmood & Blanco – "Brividi"
10. Espanha: Chanel – "SloMo"
11. Países Baixos: S10 – "De Diepte"
12. Ucrânia: Kalush Orchestra – "Stefania"
13. Alemanha: Malik Harris – "Rockstars"
14. Lituânia: Monika Liu – "Sentimentai"
15. Azerbaijão: Nadir Rustamli – "Fade To Black"
16. Bélgica: Jérémie Makiese – "Miss You"
17. Grécia: Amanda Georgiadi Tenfjord – "Die Together"
18. Islândia: Systur – "Með Hækkandi Sól"
19. Moldávia: Zdob şi Zdub & Advahov Brothers – "Trenulețul"
20. Suécia: Cornelia Jakobs – "Hold Me Closer"
21. Austrália: Sheldon Riley – "Not The Same"
22. Reino Unido: Sam Ryder – SPACE MAN
23. Polónia: Ochman – "River"
24. Sérvia: Konstrakta – "In Corpore Sano"
25. Estónia: Stefan – "Hope"
De acordo com o ranking mantido pelo site Eurovision World, que congrega probabilidades de 17 casas de apostas, a Ucrânia é a principal favorita à vitória, com 59% de probabilidades de vencer. Seguem-se, a larguíssima distância, Reino Unido (10%) e Suécia (10%). O top 5 termina com Itália e Espanha. Depois de várias semanas à beira do top 10, Portugal surge agora na 17ª posição, gerando um favoritismo de menos de 1%. As hipóteses de ficar nos 10 primeiros lugares, segundo este indicador, cifram-se agora em 29%.
Em todos os países participantes, os televotantes e os júris profissionais atribuirão, cada um, 1 a 8, 10 e 12 pontos. Os televotantes podem votar através da app oficial, telefone e/ou SMS.
A janela de votação abre após a última canção ser interpretada e termina 15 minutos depois. Esses votos determinam 50% do resultado; os júris profissionais determinarão os restantes 50% do resultado. O júri, composto por cinco membros (incluindo um presidente) é o mesmo que votou nas semifinais - assistirá ao vivo e classificará todas as canções com base no segundo ensaio geral, o chamado 'jury show'. Essas classificações nacionais serão usadas para determinar a quantidade de pontos alocados. A música classificada em primeiro lugar pelo júri receberá 12 pontos, o país classificado em segundo receberá 10, etc, até ao país classificado em 10º, que receberá 1 ponto.
Após o encerramento da janela de televoto, os resultados dos júris serão apresentados no formato habitual, com os porta-vozes nacionais a anunciarem os votos dos seus países. Após a atribuição de todos os pontos do júri, será somado o total de pontos do televoto para cada país. Esses totais serão então adicionados à tabela geral, começando na parte inferior (os menos votados) e subindo até o cimo (os mais). O país que tiver mais votos neste somatório é declarado vencedor.