Blitz

Os Arcade Fire dedicaram concerto no festival Coachella ao povo ucraniano e aos Pearl Jam

O concerto especial dos Arcade Fire no festival Coachella teve duas dedicatórias. Win Butler homenageou as bandas punk ucranianas e recordou a ‘guerra’ que opôs os Pearl Jam à Ticketmaster nos anos 90

Win Butler, dos Arcade Fire, no festival Coachella 2022
Getty Images

Os Arcade Fire deram, na passada sexta-feira, um concerto-surpresa no festival Coachella, em Indio (Califórnia, EUA). A atuação da banda canadiana foi dedicada ao povo ucraniano e aos Pearl Jam.

Antes de interpretar 'The Suburbs', Win Butler lembrou a guerra na Ucrânia, e "todas as bandas punk ucranianas que se encontram a lidar" com a mesma.

Paul Tollett, co-fundador do festival, e os Pearl Jam também mereceram uma atenção especial por parte do frontman dos Arcade Fire. "Esse gajo costumava marcar concertos dos Black Flag [seminal banda punk californiana formada no final dos anos 70]. E os Pearl Jam disseram, 'os Black Flag são a melhor banda de sempre, pelo que ele também pode marcar concertos nossos'", contou, recordando a controvérsia entre os Pearl Jam e a Ticketmaster, nos anos 90. Recorde-se que em 1995 os Pearl Jam alegaram que a gigante de bilhética, depois de 'engolir' a concorrência, abusava do domínio que exercia sobre o mercado ao cobrar taxas de serviço altíssimas e assinando acordos exclusivos com as principais salas de concertos, deixando consumidores e artistas sem alternativas.

"A dada altura, os Pearl Jam disseram: 'Que se lixe a Ticketmaster. Não vamos tocar em nenhuma sala da Ticketmaster'. O que significou que só podiam tocar em Los Angeles... E é daí que vem Coachella. Por isso, obrigado aos Pearl Jam e ao Paul Tollett", rematou Butler.

Veja o vídeo: