Embora ainda falte um trimestre para 2010 acabar, alguns fundos de investimento mobiliário geridos em Portugal destacam-se pelos fortes retornos nos primeiros nove meses do ano. Da lista de fundos geridos em Portugal pelas sociedades gestoras que fazem parte da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP) e que tiveram maior retorno nos últimos 12 meses, verifica-se que nenhum dos que têm maior rendibilidade investe em ações nacionais ou europeias, o que é explicado pelas fracas rendibilidades, ou mesmo negativas nalguns casos, que os principais índices acionistas europeus acumulam em 2010. Dois exemplos são o português PSI-20, que desde o começo do ano já perdeu 13,09% e o alemão DAX 30, que regista uma valorização modesta de 3,28%.
Dos cinco fundos mais lucrativos (maior rendibilidade acumulada em 2010), dois deles investem maioritariamente em ações de países africanos e outros dois em ações dos países emergentes. O outro fundo investe em ações dos países do Oriente que inclui os países asiáticos e os países da Oceânia. Em relação às sociedades gestoras dos mesmos, verifica-se que dois dos fundos são geridos pela Espírito Santo Activos Financeiros e um pela gestora de fundos do Banco BPI. Os outros dois fundos são geridos pela Caixagest e pela Multi Gestão, gestoras de fundos da Caixa Geral de Depósitos e do Montepio, respetivamente.
Os mais rentáveis em 2010
BPI África
Rendibilidade em 2010 14,37%
Risco Muito Elevado
O fundo gerido pelo BPI que foca o seu investimento em países africanos é o que regista melhor resultado em 2010, obtendo até à data uma valorização de 14,37%. As suas cinco principais apostas são a MTN, o Standard Bank, a AngloGold Ashanti, a Naspers e a Sasol. A MTN é uma empresa de telecomunicações sedeada na África do Sul mas com presença em mais de 21 países. A empresa foi patrocinadora do campeonato do mundo de futebol de 2010. O banco Standard Bank também é sul-africano, opera em Moçambique e obteve recentemente autorização para operar em Angola. As outras três empresas também são sul-africanas, sendo que a principal atividade da AngloGold Ashanti é a extração de ouro, a Naspers é uma empresa de telecomunicações e a Sasol opera em várias áreas, sendo a mais forte a área do petróleo.
Espírito Santo África
Rendibilidade em 2010 13,12%
Risco Muito Elevado
O segundo melhor fundo nos três primeiros trimestres de 2010 é o Espírito Santo África, com uma rendibilidade de 13,12%. Nas suas cinco maiores posições existem duas coincidentes com as do BPI África, a MTN, em segundo lugar, e o Standard Bank, no quinto posto. O maior investimento é o United Bank For Africa, um banco nigeriano presente em 19 países africanos e com delegações em Nova Iorque, Londres e Paris. A Afren, terceira maior posição, é uma empresa que está sedeada em Londres que desenvolve a sua atividade petrolífera nos países africanos, com principal incidência em campos de petróleo nigerianos. O EFG-Hermens, quarto lugar na lista de maiores posições deste fundo, é um banco de investimento egípcio que opera principalmente no Médio Oriente e em África.
Espírito Santo Mercados Emergentes
Rendibilidade em 2010 12,59%
Risco Muito Elevado
As cinco maiores posições deste fundo, que obtém em 2010 12,59% de rendibilidade, englobam empresas de quatro países, África do Sul, China, Brasil e Coreia do Sul. A sua maior posição é na sul-africana Sasol. As empresas chinesas surgem no segundo e quinto lugar, sendo elas os bancos China Construction Bank e Bank Of China. O terceiro lugar pertence à empresa brasileira Vale, concorrente da Petrobras pelo título de maior empresa brasileira. Esta empresa desenvolve as suas atividades na área da extração de metais, sendo líder na extração de ferro e a segunda maior na extração de níquel. A empresa sul-coreana que é aposta deste fundo é a Samsung Electronics, uma das maiores empresas de equipamentos de tecnologia e informação, com uma presença bastante forte nos setores dos telemóveis e das televisões.
Caixagest Acções Oriente
Rendibilidade em 2010 11,59%
Risco Muito Elevado
O fundo Caixagest Acções Oriente obteve nos três primeiros trimestres uma rendibilidade de 11,59%. Das suas cinco maiores posições fazem parte quatro empresas australianas e uma empresa de Singapura. As quatros empresas australianas são a BHP Billiton, a maior empresa de extração de minério no mundo, os banco Australia and New Zealand Banking Group e Commonwealth Bank of Australia e ainda a Wesfarmers. A BHP Billiton resultou da fusão entre a australiana Broken Hill Proprietary Company e a anglo-holandesa Billiton, sendo atualmente a maior empresa mundial de extração mineira. A Wesfarmers começou por ser uma cooperativa de agricultores, sendo que atualmente é uma das maiores retalhistas australianas. O banco United Overseas Bank de Singapura é o quinto maior investimento do fundo da Caixagest.
Multi Gestão Mercados Emergentes
Rendibilidade em 2010 10,46%
Risco Muito Elevado
Este fundo é um fundo de fundos, ao contrário dos anteriores que são da categoria de ações. As suas cinco maiores posições são todas de fundos emergentes, variando apenas a gestora de fundos. As suas maiores posições são o fundo Fidelity Emerging Markets, o fundo Pictet Emerging Markets, o fundo Mellon GL Emerging Markets, o BGF Emerging Markets e o Fortis WD Emerging Markets, de acordo com a informação disponível no sítio da Comissão do Mercado de Valores mobiliários. De realçar que nem todos estes fundos se encontram disponíveis para subscrição em Portugal. O fundo Multi Gestão Mercados Emergentes tem até ao terceiro semestre de 2010 uma rendibilidade de 10,46%.
Fonte: Bloomberg. Fundos de investimento mobiliário que apresentam maior retorno nos últimos nove meses, entre os fundos de investimento registados na APFIPP.