A reportagem multimédia “Liquidação total: como a Baixa de Lisboa se vendeu aos hotéis, perdeu comércio, ganhou restaurantes e atraiu turistas”, publicada pelo Expresso em julho de 2023, foi distinguida esta terça-feira na 16.ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo, atribuídos anualmente pelo Observatório de Ciberjornalismo. O trabalho foi escolhido pelo público na categoria “Reportagem Multimédia”.
“Liquidação Total” é uma radiografia às ruas da Baixa Pombalina, candidata a Património da Humanidade. Naquela que é uma das grandes montras de Portugal para os milhões de turistas que chegam a Lisboa, há 121 lojas fechadas. Os prédios devolutos transformam-se em hotéis e o comércio resume-se a restaurantes e venda de lembranças.
O trabalho é assinado por Rúben Tiago Pereira, com Hélder Martins, a infografia e tratamento de dados é de Sofia Miguel Rosa, fotografias de Nuno Fox, webdesign de Tiago Pereira Santos, apoio web de João Melancia e Maria Romero.
Leia e veja aqui a reportagem multimédia:
Veja aqui o documentário:
Os vencedores dos Prémios de Ciberjornalismo:
Excelência Geral em Ciberjornalismo
- Votação júri e público: Público
Última Hora
- Votação júri e público: Sismo. Marrocos pode pedir apoio de mais países para resposta ao sismo que provocou mais de 2 mil mortes – como aconteceu (Observador)
Reportagem Multimédia
- Votação júri: Contas à vida: enfrentar a inflação (Público)
- Votação público: Baixa de Lisboa: Liquidação Total (Expresso)
Narrativa Vídeo Digital
- Votação júri: “Do Outro Lado.” O doente terminal que aceitou esperar pelo fim (Observador)
- Votação público: Erosão costeira: e se daqui a uns anos a nossa praia já não estiver lá? (Público)
Narrativa Sonora Digital
- Votação júri e público: O Sargento na Cela 7 (Observador)
Infografia Digital
- Votação júri e público: Somos 8.000.000.000 (Público)
Ciberjornalismo de Proximidade
- Votação júri: Porto Brandão (Mensagem de Lisboa)
- Votação público: Vivem como imigrantes ilegais no país onde nasceram, Portugal. “Mandaram-me para Angola, mas eu não conheço aquele país, nunca saí daqui” (Mensagem de Lisboa)
Ciberjornalismo Académico
- Votação júri: Entre o Sentir e o Ser (ComUM)
- Votação público: Cuidadores informais e a falta de apoio. “Não existe obrigação. O que existe é a vontade de cuidar (Individual – Maria Carvalho e Nuno Diogo Pereira)