Exclusivo

Crise climática

COP29: saiu o primeiro rascunho de acordo a falar em 1,3 biliões de dólares para enfrentar a crise climática, mas "tem dois pecados mortais"

Um novo texto sobre o financiamento climático apresentado na Cimeira do Clima, que decorre em Baku no Azerbaijão, inclui os ambicionados valores que têm sido pedidos, mas só a partir de 2035 e os países desenvolvidos só avançam com menos de um quarto da verba (250 mil milhões de dólares por ano) em financiamento público. O acordo vai continuar a ser regateado e está longe de estar fechado

SOPA Images

Os ambicionados 1,3 biliões de dólares que os países mais vulneráveis querem ver no texto final desta Cimeira do Clima já constam de um rascunho de texto sobre o financiamento climático. O documento, proposto pela Presidência azeri da COP29, posto a circular a meio da tarde em Baku esta sexta-feira (final da manhã em Lisboa), é descrito pelos autores como sendo “o resultado de “um processo de consulta alargado e inclusivo”. Contudo, ainda não é o acordo final. E é alvo de múltiplas críticas.