"Salamandra" e "Purple Hand" são as marcas de cerveja orgânica dedicadas exclusivamente às comunidades gay e lésbica. Colocadas no mercado pela empresa mexicana "Minerva", as bebidas são produzidas com malte e mel.
Por enquanto, só foram colocadas à venda no mercado doméstico 500 caixas, que já se encontram esgotadas. Cada cerveja custa entre 25 (cerca de 1,50 euros) e 30 pesos (cerca de 1,80 euros). A procura é bastante grande por parte de países como a Argentina, Equador, Chile, Colômbia, Japão e Estados Unidos.
O diretor criativo da empresa, Dário Rodriguez Wyler, afirmou que a empresa foi criada para se dedicar exclusivamente aos homossexuais, tendo já recebido críticas por isso. "Os produtos são totalmente direcionados à comunidade gay e lésbica. Nunca tivemos a intenção de que os heterossexuais bebessem o produto." explica.
Estima-se que o mercado homossexual só na Cidade do México movimente cerca de oito mil milhões de dólares, aproximadamente seis mil milhões de euros.