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O estranho ciberataque aos passes do Navegante que manteve a TML em silêncio

A TML anunciou ter sido alvo de ciberataque, mas no circuito da cibersegurança surge a tese de que tudo pode ter começado numa falha interna. A gestora da app Navegante mantém-se em silêncio. Especialistas admitem que a discrição pode ser vantajosa, mas lembram necessidade de comunicar com a população

Sir Francis Canker Photography

O primeiro dia de outubro teria tudo para ser um regresso em grande com estudantes prontos a ir para a aulas e trabalhadores e pensionistas preparados para renovar o passe mensal, mas a informática da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) acabou por não acompanhar a velha rotina anual, ao confirmar-se o bloqueio da app Navegante, que permite viajar na Carris, nos Metros de Lisboa e da Margem Sul, nos barcos da Transtejo ou nos comboios da CP.

O alerta acabou por vir da própria TML ao dar conta de um ciberataque de grandes proporções (a TML descreveu-o como “massivo”), desde segunda feira contra os sistemas que suportam a app Navegante nos telemóveis. O anúncio da empresa mencionava apenas a app Navegante foi alvo de ataque – e mais não disse sobre o tema.