Saúde

Demitido diretor clínico do Hospital de Santa Maria após caso do dermatologista que faturou milhares

Rui Tato Marinho vai ser substituído pela diretora do serviço de pediatria do Hospital de Santa Maria. Em causa está a polémica com o dermatologista que recebeu 51 mil euros em apenas um dia de trabalho

FOTO Tiago Miranda

Rui Tato Marinho, até agora diretor clínico do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, foi demitido esta quarta-feira, e a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, já aceitou a sua exoneração, avança a CNN Portugal.

A demissão do diretor clínico tinha sido pedida, na semana passada, pelo presidente do Conselho de Administração, Carlos Martins, depois de uma investigação da CNN Portugal/TVI ter revelado, no final de maio, que o médico dermatologista Miguel Alpalhão ganhou cerca de 400 mil euros em 10 sábados de cirurgias adicionais no Santa Maria, em 2024.

Em causa está o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), que permite fazer cirurgias fora do horário laboral, para reduzir as longas filas de espera nos hospitais.

O dermatologista recebeu 51 mil euros só num desses dias de trabalho. Noutro, retirou lesões benignas aos pais. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso poucos dias depois da notícia.

Entretanto, a médica Ana Isabel Gouveia Lopes, atual diretora do serviço de pediatria do hospital, foi convidada pelo Ministério da Saúde para substituir Rui Tato Marinho.

Segundo a CNN Portugal, a ministra da Saúde também já aceitou a nomeação de Ana Isabel Gouveia Lopes para o cargo.